Ícone do site Planeta Download

30 Melhores Softwares de Código Aberto para Windows

30 melhores softwares de código aberto para Windows

O software de código aberto torna possível aos desenvolvedores produzir um programa poderoso com pouco recurso, e todo esse código está disponível para uso público. Neste post, vamos dar uma olhada nos 30 principais programas de código aberto para Windows.

1. LibreOffice

LibreOffice é uma suíte de escritório gratuita de código aberto para os sistemas operacionais Microsoft Windows, Mac OS X e Linux. Ele inclui módulos que cobrem as necessidades mais comuns dos usuários domésticos e empresariais. A suíte LibreOffice inclui programas como Writer (processamento de texto), Calc (planilhas eletrônicas), Impress (apresentações), Draw (editor gráfico vetorial) e Math para ajudá-lo a criar documentos profissionais, planilhas eletrônicas, apresentações, desenhos ou equações matemáticas.

2. GIMP

Criado com GIMP

O GIMP é uma alternativa gratuita ao Adobe Photoshop desenvolvida por uma comunidade de voluntários em todo o mundo. Pode ser usado para editar fotografias.

3. VLC Media Player

O VLC Media Player tornou-se um dos players de mídia mais versáteis, graças ao seu código aberto e natureza orientada para a comunidade. Sua popularidade vai além dos interessados ​​em reproduzir mídia, pois também se tornou um dos mais versáteis compressores de vídeo, transcodificadores de mídia e conversores de arquivos.

4. ClamWin

ClamWin é um pacote de software antivírus gratuito. Ele verifica e remove malware de computadores com Windows e detecta vírus. O ClamWin tem um mecanismo de varredura rápido baseado no mecanismo antivírus de código aberto do Clam AntiVirus e usa várias camadas de detecção para proteger seu computador.

5. Notepad++

O Notepad++ é um editor de texto de código aberto disponível no Windows, Mac e Linux. É gratuito para download, mas oferece aos programadores uma variedade de funcionalidades úteis.

6. 7-zip

7-zip é um arquivador de arquivos e utilitário de gerenciamento de arquivos. Você pode usar o 7-zip para abrir ou extrair arquivos de praticamente qualquer tipo de arquivo. O utilitário não é apenas para Windows; Os usuários de MacOS e Linux também podem contar com 7-zip para descompactar arquivos.

7. Thunderbird

Thunderbird é um aplicativo de e-mail gratuito semelhante ao Microsoft Outlook. O nome vem do mesmo pássaro que aparece na moeda canadense de $ 2. O desenvolvedor, Mozilla, sabia que o pássaro era um símbolo do Canadá e nomeou Thunderbird depois de ver o nome do pássaro em um dicionário.

8. VeraCrypt

VeraCrypt é uma ferramenta de criptografia de disco desenvolvida por dois criptógrafos franceses. O objetivo do VeraCrypt é fornecer uma ferramenta de criptografia simples e fácil de usar. Ele usa criptografia AES para criptografar seu disco. A criptografia AES é uma das formas mais robustas de criptografia disponíveis ao público atualmente. Como resultado, o VeraCrypt pode proteger seus dados e arquivos.

9. KeePass

KeePass é um gerenciador de senhas gratuito e de código aberto que você pode usar para armazenar e criptografar suas senhas. Está disponível para Windows, Linux e Mac, bem como iOS e Android. O KeePass pode sincronizar suas senhas com uma conta do Dropbox ou um servidor WebDAV, facilitando a proteção do banco de dados de senhas em seus dispositivos.

10. qBittorrent

Quando se trata de downloaders de torrent, existem muitas opções por aí. O qBittorrent, lançado em 2018, é o novo garoto do bloco e tenta replicar a experiência de usar o popular cliente uTorrent.

11. WinDirStat

WinDirStat é um utilitário freeware da NirSoft que facilita a visualização do uso do espaço em disco em uma árvore de diretórios. Ele representa visualmente o uso do espaço em disco compactando cada pasta em um tamanho proporcional ao espaço em disco que consome e organizando todos os arquivos resultantes em pastas aninhadas.

12. Greenshot

Greenshot é a ferramenta de captura de tela que coloca todas as suas necessidades de captura de tela em um programa. Você pode capturar toda a área de trabalho, apenas uma região selecionada da tela ou uma janela ativa, tudo com o clique de um botão. Você também pode fazer capturas de tela de uma área específica da tela, capturar áudio, fazer capturas de tela de rolagem, criar GIFs, anotar imagens, desenhar, destacar e desfocar partes de suas capturas de tela e salvar imagens em vários formatos de imagem diferentes.

13. Clonezila

Clonezilla é um software gratuito usado para criar uma cópia exata do seu disco rígido. É lançado sob a licença GNU GPLv3, que é a GNU General Public License versão 3.

14. Psiphon

Psiphon, originalmente desenvolvido pela Psiphon Inc., é uma VPN de código aberto feita especificamente para acessar conteúdo censurado. O Psiphon está disponível para os sistemas operacionais Windows, Android, iOS, Mac, Linux e FreeBSD.

15. BleachBit

BleachBit é uma solução de limpeza de disco semelhante ao CCleaner. É gratuito, de código aberto, simples de instalar e fácil de usar. No entanto, muitos entusiastas de código aberto o preferem ao CCleaner, pois possui mais funções, seu código é mais fácil de ler e não possui os extras do CCleaner.

16. AutoHotkey

AutoHotkey é uma ferramenta do Windows de 32 e 64 bits que permite automatizar quase qualquer tarefa em seu computador. Ele foi projetado para ser facilmente extensível por meio do uso de funções pré-escritas, chamadas de teclas de atalho, para automatizar tarefas comuns, como abrir um arquivo, iniciar um aplicativo ou iniciar um processo.

17. Firefox

O navegador corajoso oferece uma experiência de navegação mais rápida que o Chrome, respeitando sua privacidade e protegendo você contra ameaças online. Seu código-fonte está disponível no GitHub

18. VirtualBox

O VirtualBox é um software de virtualização multiplataforma voltado principalmente para desenvolvedores de software e amadores. Ele permite que os usuários criem e gerenciem sistemas operacionais e redes virtualizados. Em outras palavras, o VirtualBox permite executar vários sistemas operacionais simultaneamente, cada um em seu próprio espaço isolado. Isso permite testar novos softwares, solucionar problemas de configuração ou apenas se divertir.

19. Audacity

O Audacity é uma das ferramentas de gravação e edição de áudio mais versáteis disponíveis, e é totalmente grátis! O editor de áudio está disponível para Windows, Mac e Linux e vem em várias versões separadas. O site Audacity também possui mais de 300 tutoriais de usuário, então você não deve ter problemas para descobrir como usá-lo!

20. Shotcut

Shotcut é um software de edição de vídeo gratuito de código aberto e disponível para Windows, Mac, Linux e Android. Este software de edição de vídeo de código aberto e multiplataforma é ótimo para YouTubers, editores de vídeo ou qualquer pessoa que queira editar vídeos caseiros ou juntar imagens.

21. FileZilla

FileZilla é um cliente FTP (File Transfer Protocol) gratuito e de código aberto. É um aplicativo extremamente capaz e, o melhor de tudo, está prontamente disponível para usuários de Windows, Mac e Linux.

22. Mozilla Lightning Calendar

O Mozilla Lightning Calendar é outro aplicativo gratuito da Mozilla que sincroniza calendários em vários dispositivos.

23. SumatraPDF

SumatraPDF é uma biblioteca Java PDF para criar, editar e visualizar documentos PDF. O SumatraPDF foi criado em 2002 e foi a primeira biblioteca Java disponível para criar e manipular arquivos PDF. Desde então, evoluiu e ganhou muitos recursos, incluindo conversão de documentos, assinaturas digitais e anotações.

24. Wunderlist 

O Wunderlist é um aplicativo de lista de tarefas simples que facilita o gerenciamento de tarefas, projetos, listas e notas. Ele inclui recursos básicos de gerenciamento de tarefas, como listas de tarefas personalizáveis ​​e datas de vencimento, a capacidade de priorizar itens e sincronizar dados em seus dispositivos e opções de colaboração de tarefas. Mas talvez a melhor característica do Wunderlist seja sua extensibilidade. Com dezenas de aplicativos populares, incluindo Trello, Asana, Dropbox e Evernote, o Wunderlist pode transportar tarefas, listas e ações entre aplicativos.

25. GanttPV

GanttPV é uma ferramenta flexível de gerenciamento de projetos que permite planejar seus projetos visualmente. É perfeito para pessoas ocupadas que gostam de fazer as coisas.

26. GnuCash

O GnuCash é um sistema de gerenciamento financeiro pessoal gratuito, de código aberto e multiplataforma. Seus recursos incluem suporte para várias moedas, suporte para várias contas bancárias, suporte para vários cartões de crédito, a capacidade de importar e exportar dados de e para arquivos Quicken e OFX e suporte para transações recorrentes.

27. PhraseExpress

PhraseExpress é uma ferramenta de software que ajuda você a escrever documentos poderosos de forma rápida e fácil. Ele foi projetado especificamente para escritores, mas também pode ser usado por qualquer pessoa que queira economizar tempo e criar documentos com aparência profissional.

28. Scribus

Scribus é um programa versátil de editoração eletrônica. É rico em recursos, fácil de usar e gratuito para download. Ele roda em Linux, OS X, Windows e Solaris. O Scribus pode ser usado para criar uma ampla variedade de projetos, incluindo brochuras, boletins informativos, pôsteres, livros, revistas e muito mais.

29. DC++

DC++ é um cliente de compartilhamento de arquivos ponto a ponto gratuito e de código aberto para computadores Windows e Macintosh. Foi lançado pela primeira vez em 2002 pela Deluge Communications. O DC++ permite que os usuários encontrem outros usuários para compartilhar arquivos e dados e ainda permite que os usuários se conectem a rastreadores privados para baixar conteúdo.

30. Navegador Tor

O navegador Tor é o navegador anônimo mais famoso do mundo. Com o Tor, você pode navegar na internet anonimamente, livre de vigilância e rastreamento.

Obrigado por ler o post; Espero que você tenha achado útil esta lista de ferramentas gratuitas e de código aberto. Compartilhe seus pensamentos e feedback nos comentários. Se eu perdi algum software de código aberto popular, mencione-o em um comentário.

Se um minuto, considere ler este post no qual compartilhei cinco maneiras fáceis de obter renda passiva de projetos de código aberto .

Fonte https://paulponraj.com/30-best-open-source-software-for-windows/

Sair da versão mobile