52 Especificações O-RAN publicadas a partir de março de 2022.
A ALIANÇA O-RAN publicou um novo conjunto de 52 especificações técnicas de RANs abertas e capazes como o primeiro lote de especificações da versão 003 do O-RAN. Entre elas estão 12 novos títulos, integrando casos de uso para MIMO massivo e a interface R1, testes da interface E2, a interface O2dms, a camada de abstração de aceleração, hardware de macrocélulas externas e a descrição de estabilidade de 3 peças diferentes da arquitetura O-RAN.
“O-RAN ALLIANCE tem levado a estabilidade de forma bastante séria. Recentemente fizemos o Stability Focus Set o 11º Conjunto de Trabalho Técnico O-RAN para permitir esforços ainda mais intensivos de explicação sobre questões de estabilidade”, comentou Andre Fuetsch, diretor de tecnologia da AT&T e diretor de tecnologia da O-RAN ALLIANCE. “Os profissionais de estabilidade no ecossistema O-RAN estavam implementando um estudo sistemático das ameaças a diferentes elementos da arquitetura O-RAN. A estabilidade está se tornando uma seção integral das especificações de determinadas interfaces ou funcionalidades e há uma explicação de teste de estabilidade para sua verificação adequada. Uma abordagem sistemática e transparente da estabilidade em todo o ecossistema O-RAN segue as práticas superiores observadas em outras partes da rede para assegurar as resoluções superiores e mais seguras prováveis”.
Outros 40 documentos técnicos foram atualizados com extensões e novas propriedades.
Para saber mais sobre as especificações novas e atualizadas, leia nosso anúncio na web. Para entrar nas especificações do O-RAN, vá para nosso cybersite.
Sexta versão do programa aberto para a RAN – “F” – feita pela sociedade do programa O-RAN.
Em junho de 2022, após o período de lançamento semestral, a sociedade do programa O-RAN (OSC) lançou a sexta versão aberta do programa, chamada “F”. A versão F continua a refinar o suporte para os casos de uso da Divisão de Orientação de Tráfego e Rede, assim como o alinhamento com as mais recentes especificações O-RAN.
As principais propriedades da versão F incluem:
- Para O-Cloud, a plataforma OSC O-CLOUD implementou O2 DMS e IMS, bem como suporte para 3 tipos de conjuntos de recursos (SIMPLEX, DUPLEX e DUPLEX+) de acordo com a descrição do O-RAN O-CLOUD.
- Para Wisdom, a versão F agora fornece
- Uso das funcionalidades A1-Policy e A1-EI de acordo com a explicação do O-RAN.
- Suporte inicial da interface R1 como uma tela de gerenciamento de dados.
- Atualização do Near-RT RIC para ser compatível com a descrição do E2AP v2.0
- xApp framework para Python com suporte de interface baseada em REST para assinaturas do E2.
- Para o protocolo de rádio, os novos recursos integram handover Intra-CU, Idle Mode Paging e framework HARQ em uma versão completamente nova.
- O Gerenciamento de Serviços e Orquestração (SMO) adicionou sua otimização de gerenciamento, com suporte para Mensagens Definidas Padrão (StdDefine) sobre a interface O1/VES, enquanto implementa a estrutura de fatiamento de rede e suporte para a interface O2.
- Ferramentas e funcionalidades para garantir a visualização da topologia de implantação do O-RAN para rApp e CNF.
“Parabéns à equipe por seu progresso constante e pelo período de 2 lançamentos por ano desde o início em 2019”, mencionou Chih-Lin I, co-presidente do Comitê de Direção Técnica do O-RAN e líder científico da China Mobile. “Um dos destaques do Release F é o lançamento do O-CLOUD com algumas propriedades, que se torna o trampolim para o lançamento do xNF Service Management and Orchestration (SMO) para o lançamento do Gramo”.
“A Ericsson continua a participar ativamente da ALIANÇA O-RAN e da parceria do programa O-RAN”, mencionou Per Beming, vice-presidente de iniciativas e padrões industriais da Ericsson. “Reconhecemos o potencial de um ecossistema de múltiplos fornecedores de rApps que apóiam os prestadores de serviços na implantação, evolução, melhoria e recuperação automática da RAN”, comentou ele. “Prevemos um mundo no qual simples rApps de uma variedade de fornecedores são aplicados para produzir casos de uso complicado, e reconhecemos o valor da interface R1 para tornar esta perspectiva viável”. Como contribuinte principal do plano RIC Non-Realtime no lançamento do OSC F, a Ericsson concentrou-se nos desafios envolvidos na exposição de serviços na interface R1, bem como na concepção de uma abordagem para gerenciar a vida útil dos rApps”.
Para uma visão aprofundada do lançamento F e para obter o programa aberto, visite o portal web de parceria do programa O-RAN.
Primeiros certificados concedidos no Programa de Certificação e Crachá O-RAN pelos OTICs asiáticos
Ambos os primeiros certificados O-RAN foram concedidos, validando a construção do Programa de Certificação e Distinção O-RAN.
O-RAN ALLIANCE deu a conhecer seu Programa de Certificação e Distinção O-RAN em junho de 2022, em cooperação com os Centros de Testes Abertos e Uniões (OTICs). O Programa de Certificação e Crachá O-RAN é um mecanismo abrangente que garante a confiabilidade das resoluções O-RAN na indústria.
Os certificados O-RAN garantem que um equipamento ou funcionalidade esteja em conformidade com as especificações O-RAN, enquanto os crachás O-RAN afirmam a interoperabilidade ou funcionalidade de ponta a ponta de uma solução O-RAN.
O-RAN ALLIANCE mantém um catálogo de certificados e crachás O-RAN em seu website.
Os Centros Abertos de Embarque e Testes (OTICs) do território Ásia-Pacífico na China PRC emitiram a Certificação de Conformidade O-RAN no final de junho de 2022. A certificação foi concedida a uma O-RU que cumpre plenamente com as especificações técnicas do O-RAN WG4 Open Fronthaul (OFH), integrando o Projeto de Controle, Usuários e Sincronização (CUS-Plane) e o Projeto de Gerenciamento (M-Plane). O processo teve 2 etapas, ou seja, pré-teste e verificação oficial, com todos os 31 casos de teste testados e aprovados.
Outro teste de certificação do O-RAN RU ocorreu no laboratório de estabilidade Auray e OTIC. Durante toda a Primavera de 2022 o O-RAN Universal PlugFest, a OTIC completou a certificação de conformidade COM OFH realizando os testes requeridos de acordo com o processo e método especificado pela ALLIANCE O-RAN. A OTIC e o Laboratório de Estabilidade Auray também obtiveram o aval da ISO/IEC 17025 TAF para as especificações de teste O-RAN e estão em conformidade com a regra ISO/IEC 17065 para adicionar o método de visualização não dependente da velocidade.
Ambas as UIs premiadas continuam prontas para implantação comercial para o grau 1 e outros operadores.
Após aceitação devido à ALIANÇA O-RAN, cada OTIC concede um escopo de trabalho colaborativo, aberto e imparcial para garantir a consistência e a qualidade dos testes dos produtos e resoluções O-RAN.
Cada OTIC aprovado permanece totalmente preparado para se beneficiar do programa de certificação e credenciamento O-RAN. As organizações que desejam solicitar um certificado ou crachá O-RAN têm a possibilidade de contatar qualquer OTIC, dependendo de sua especialização ou área. Visite nosso website para ver cada uma das OTICs disponíveis.
Sobre a ALIANÇA O-RAN:
O O-RAN ALLIANCE é uma sociedade mundial de mais de 340 operadores de redes móveis, fornecedores e instituições acadêmicas e de consulta que atuam na área de redes de receita de rádio (RANs). Como as RANs são uma seção importante de qualquer rede móvel, a tarefa da ALLIANCE O-RAN é reformular a indústria em direção a redes móveis mais capazes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. Os novos padrões de explicação O-RAN permitem um ecossistema de fornecedores de RAN mais competitivo e vibrante, com mais inovação instantânea para melhorar a experiência do cliente. As redes móveis baseadas em O-RAN melhoram tanto a eficiência das implantações de RAN quanto as operações das operadoras móveis. Para atingir este objetivo, a ALLIANCE O-RAN publica novas especificações de RAN, lança software RAN aberto e apóia seus membros na incorporação e teste de suas implementações.
Fonte:
Sem comentários! Seja o primeiro.