A operação Animes, realizada em conjunto pela Polícia Civil e pela Content Overseas Distribution Association (Coda), tem como objetivo combater a pirataria de conteúdo de anime no Brasil. Recentemente, mais de 30 sites que disponibilizavam conteúdos de forma ilegal foram encerrados pela operação, incluindo sites como Goyabu e Animeyabu, que não possuíam autorização para disponibilizar esses conteúdos. Alguns outros sites piratas, como Animes Vision e BetterAnimes, também foram encerrados.
Embora a operação tenha sido eficaz em diminuir o acesso dos brasileiros a sites piratas, ainda há um alto número de acessos a esses sites, totalizando em média 83 milhões de visitas externas. Encontrar os responsáveis por esses sites é um desafio, uma vez que eles tomam precauções para não serem encontrados, como esconder seus números de IP.
No entanto, alternativas legais como o Crunchyroll, que possui permissão para exibir uma grande quantidade de animes, incluindo novos lançamentos, têm recebido muitas visitas. Embora existam obstáculos para combater a pirataria, a operação Animes mostra o compromisso das autoridades em proteger os direitos autorais e combater a distribuição ilegal de conteúdo de anime.
No Comment! Be the first one.