Como usar Google Search Console: Ferramenta de análises

Já sabemos sobre todas as vantagens de trabalhar online com sites. Entretanto, muitos administradores de contas e blogs não sabem como usar Google Search Console.

Em suma, é uma ferramenta exclusiva fornecida pelo Google para que se blogueiros possam administrar sites online. Assim sendo, é possível descobrir quantas impressões os artigos tiveram e quais foram as palavras chaves utilizadas para chegar até nele.

Dessa forma, será possível alterar os artigos inserindo-as para que fiquem ainda mais otimizados. Analisar o desempenho das palavras chaves no Search deveria ser uma das principais regras de SEO e pesquisa de concorrência.

Como usar Google Search Console?

Como usar Google Search Console

Como usar Google Search Console é simples. Primeiramente, deve-se clicar aqui para ir ao site oficial da plataforma. Após isso, você deverá fazer a confirmação do seu domínio. Essa parte poderá ser feita de inúmeras formas:

  • Fazendo o upload de um arquivo HTML para seu site.
  • Adicionando uma metatag à página inicial.
  • Usando a conta do Google Analytics.
  • Usar sua conta do Gerenciador de tags do Google.

Após confirmar que é o dono do domínio através destas formas citadas, poderá ter acesso à todas as informações e dados.

Na coluna esquerda do computador, pode-se ter acesso ao botão nomeado como “Desempenho”. Lá, é criado um relatório com as principais palavras chaves pesquisadas pelos leitores que levaram até o seu site. Além de informar quais são, mostra a quantidade de impressões e cliques.

O aspecto positivo de como usar Google Search Console é que ele é bem simples. Não é necessário fazer cursos ou conhecer profundamente sobre tecnologia.

Todas as indexações são realizadas por lá. Na barra de pesquisa nomeada com “Inspecionar qualquer url de (nome do domínio)” você deverá inserir o link do artigo que acabou de ser criado. Irá encontrar a opção de “Indexar” ou se ele já estiver presente no Google, existe a opção de remover ou alterar o texto.

Veja também  O que é NFT e como isso está REVOLUCIONANDO a TECNOLOGIA

Outros artigos como este

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *