Ícone do site Planeta Download

Como usar o Google Classroom?

Google Classroom

Você já imaginou ter aulas online em uma sala de aula online? Não?

Pois nesse artigo vou lhe apresentar o Google Classroom que é uma plataforma online e gratuita do google. Por isso, é possível que as turmas se comuniquem e consequentemente manter as aulas a distância mais organizadas. Além disso, o Google Classroom facilita a comunicação entre professores e alunos. Centralizando atividades, materiais e feedbacks em uma única ferramenta.

Como usar o Google Classroom?

Antes de qualquer coisa é necessário que você tenha uma conta no Gmail, se você já tem, tudo bem, mas se caso não tiver é só se cadastrar pelo site, é bem rápido e simples.

Após feito seu cadastro acesse o Classroom pelo seu computador ou baixe o aplicativo pelo seu celular. Para efetuar seu login no Classroom, basta digitar o seu e-mail do Google e a sua senha;

Caso você seja professor ou diretor de uma instituição de ensino, basta clicar na opção para criar a turma. É possível que você nomeie a turma, escolha o assunto e até determine o número da sala. Caso você seja estudante, utilize o código da turma ou aguarde o e-mail de convite para ter o acesso à turma, que deve ser enviado por quem irá criá-la.

Aluno: como usar o Google Classroom.

Caso você seja aluno e queira participar de uma sala de aula online do Google Classroom, também deve possuir uma conta Google, ou seja, deve ter Gmail. Para que seja possível entrar na turma, é preciso receber o convite via e-mail ou usar o código específico da sala, informado pelo seu professor ou administrador.

Se você possui um código de turma, basta seguir os próximos passos:

  1. Acesse o site do Google Classroom (classroom);
  2. Faça Login por meio da sua conta do Google;
  3. Clique em “Continuar” para que seja possível configurar o Classroom com a sua conta;
  4. Escolha “Sou aluno”;
  5. Na parte superior direita, clique no ícone “+” e escolha a opção que diz “Participar de uma turma”;
  6. Por fim, insira o código recebido por você.

Como aluno seu perfil, dentro da turma do Google Classroom, é mais limitado. A todos os alunos é possível submeter mensagens e arquivos dentro do Mural, isso irá acontecer somente se o professor não limitar essa opção. Além disso, os alunos não possuem acesso ao e-mail de cada membro ou de ações que são administrativas dentro da turma.

Professor: como usar o Google Classroom.

Caso seja preciso que você organize sua turma de estudantes, o primeiro que deve ser feito é criar uma turma, considerando que já possui uma conta Google. Os passos que você deve seguir são:

  1. Acesse o Google Classroom (classroom);
  2. Faça login por meio da sua conta Google;
  3. Clique em “Continuar” para que seja possível configurar o Classroom na sua conta;
  4. Escolha “Sou professor”;
  5. No canto superior direito, clique no ícone “+” para criar uma turma;
  6. Por fim, preencha os campos da turma e clique em “Criar”.

A partir daí a sala está criada, então é necessário inserir os alunos, para isso:

Como professor você poderá utilizar o Google Classroom de forma mais ampla do que os alunos, poderá utilizar o mural para colocar avisos para que os alunos e outros professores vejam, você pode designar tarefas e compartilhar materiais com outros membros, podendo ser anexos, testes, datas de entrega e etc.

Além disso existe o guia “pessoas”, onde você como professor pode adicionar ou remover alunos e professores e enviar um e-mail em particular para cada um. Além de poder soltar as notas dos alunos, também, pelo Google Classroom.

Mais artigos como este?

Sair da versão mobile