Finlandês/Conjugação verbal
Predefinição:FPM-cor
Predefinição:FPM-cor
Os verbos no idioma finlandês são geralmente divididos em seis grupos, dependendo do tipo de haste. Todos os seis tipos têm o mesmo conjunto de terminações, mas os caules sofrem alterações (ligeiramente) diferentes quando flexionados.
Por favor, consulte o artigo de gramática do idioma finlandês para mais informações sobre verbos e outros aspectos da gramática finlandesa.
Verbos do tipo I Existem verbos em que a forma infinitiva acaba em vogal + 'a' (or 'ä' for front-vowel containing stems), por exemplo 'puhua' = 'falar', 'tietää' = 'saber'. Esse grupo contem um grande número de verbos. A seguir, a conjugação do verbo 'tietää' no presente do indicativo:
- minä tiedä[n] = 'eu' sei
- sinä tiedä[t] = 'você' sabe
- hän/se tiet[ää] = 'ele/ela' sabe
- me tiedä[mme] = 'nós' sabemos
- te tiedä[tte] = 'vocês' sabem
- he tietä[vät] = 'eles' sabem
As terminações pessoais são assim -n, -t, - (dupla vogal), -mme, -tte, -vat. A haste flexora é formada pela queda do final '-a', e tem uma forte consoante nas formas de terceira pessoa e fraca de outra forma. Note que para a terceira pessoa do plural, esta é uma exceção à regra geral para consoantes fortes.
Pretérito
No caso simples (que se aplica à maioria dos verbos tipo I), o imperfeito indicativo é formado pela inserção da característica 'i' entre o radical e as terminações pessoais, que são as mesmas que no presente, exceto que a vogal não duplica na 3ª pessoa do singular:
'puhun' = 'eu falo', 'puhuin' = 'eu falei'
'puhut' = 'você fala', 'puhuit' = 'você falou'
'puhuu' = '(ele) fala', 'puhui' = '(ele) falou'
'puhumme' = 'falamos', 'puhuimme' = 'falamos' e assim por diante.
No entanto, a inserção do 'i' geralmente afeta o tronco. De verbos tipo I, uma exceção notável é 'tietää':
'tiedän' = 'Eu sei', 'amarração' = 'eu sabia'
'ymmärtää' = 'entender' também segue esse padrão. Mudanças de haste para outros tipos de verbo serão discutidas nas seções relevantes abaixo.
Indefinido
- Presente indefinido
- O presente indefinido é determinado pela adição do sufixo 'ta' ao caule flexionado do verbo com a consoante na sua forma fraca: puhua -> puhu -> puhutaan Se a vogal no final do caule for 'a' ou 'ä', ela é alterada para 'e' antes da terminação '-taan':
- tietää -> tiedä- -> tiede -> tiedetään
- Pretérito indefinido
- É formado da mesma forma que o presente indefinido, porém o sufixo é '-ttiin', hence 'puhuttiin' = 'foi falado', 'tiedettiin' = 'era conhecido'.Observe a presença do mesmo marcador "i" no passado indefinido como no indicativo imperfeito. Note também a presença do extra 't'.
- Condicional indefinitivo
- Isto é formado da mesma maneira que o presente indefinido, exceto que o final é '-ttaisiin', portanto 'puhuttaisiin' = 'seria falado', 'tiedettäisiin' = 'seria conhecido'. Observe a presença do marcador condicional 'isi'.
- Potencial indefinido
- Isto é formado da mesma maneira que o presente indefinido, exceto que o final é '-ttaneen', portanto 'puhuttaneen' = 'pode ser falado', 'tiedettäneen' = 'pode ser conhecido'. Observe a presença do marcador de potencial 'ne'.
Type II verbs
Estes são verbos cujas formas infinitivas terminam em duas consoantes + 'a', por exemplo 'mennä' = 'ir'. Este é outro grande grupo de verbos.
Present indicative
O caule é formado removendo o 'a' e sua consoante precedente. Em seguida, adicione 'e' seguido pelos finais pessoais: menen, menet, menee, menemme, menette, menevät.
Imperfect indicative
O 'i' do imperfeito é adicionado diretamente ao radical formado como no tempo presente, então os finais pessoais são adicionados: 'pestä' = 'limpar', 'pesen' = 'limpar', 'pesar' = ' Eu limpei 'etc.
Indefinite
- Presente indefinido
- Neste grupo, o indefinido tem o mesmo final '-aan' que o dos verbos do grupo I, mas não 't'; a maneira mais fácil de formar o indefinido é estender a vogal no final do primeiro infinitivo e depois adicionar 'n':
- mennä -> mennään
Todas as outras formas do indefinido estão relacionadas com o presente indefinido da mesma maneira que para verbos tipo I, incluindo o 'extra t', exceto que desde que não havia 't' para começar, as formas indefinidas só têm uma! Também a consoante dupla antes do final se torna única.
- mennä -> mennään -> mentiin, mentäisiin
- olla -> ollaan -> oltiin (see below), oltaisiin
Type III verbs
Verbos cujos infinitivos terminam em vogal + 'da', por exemplo 'juoda' = 'beber', 'syödä' = 'comer'. Este é um grupo razoavelmente grande de verbos, em parte porque uma maneira pela qual os empréstimos estrangeiros são incorporados aos paradigmas verbais finlandeses é adicionar 'oida', por exemplo, 'organisoida' = 'organizar'.
Outro verbo importante deste tipo é 'voida' = 'to be able / allowed to'.
O caule é formado pela remoção de 'da' sem duplicação de vogal na terceira pessoa do singular: juon, juot, juo, juomme, juotte, juovat..
Indicativo imperfeito
Para estes verbos cujos caules terminam em duas vogais, a primeira das vogais é perdida quando o 'i' é adicionado no imperfeito: 'juon =' eu bebo ',' join '=' eu bebi 'etc.
Há uma exceção a essa regra se o radical já terminar em um 'i' - por exemplo, verbos 'voida' ou '-oida' mencionados anteriormente. Nesse caso, o radical não muda entre o indicativo presente e o imperfeito, de modo que as formas imperfeitas são as mesmas que as formas presentes, e a distinção entre elas deve ser feita a partir do contexto.
Indefinite
Indefinites neste grupo são formados da mesma maneira que para verbos do grupo II:
- syödä -> syödään, syötiin, syötäisiin
- juoda -> juodaan, juotiin, juotaisiin
Type IV verbs
Este, e os dois grupos seguintes, têm infinitivos terminando em vogal + 'ta'. Mais comumente, os verbos do tipo IV terminam com 'ata', 'ota', 'uta', mas as outras duas vogais são possíveis. Exemplos são 'tavata' = 'encontrar', 'haluta' = 'querer', 'tarjota' = 'oferecer'.
A haste flexora é formada pela queda do 'a' mudando a consoante final para sua forma forte:
- haluta -> halut-
- tavata -> tavat-
- tarjota -> tarjot-
No presente indicativo, o 't' final sofre mutação em um 'a'. Depois disso, o final pessoal é adicionado (ou a vogal dobrou na terceira pessoa do singular) como de costume:
- haluan, haluat, haluaa, haluamme, haluatte, haluavat
- tapaan, tapaat, tapaa etc.
- tarjoan, tarjoat, tarjoaa etc.
indicativo perfeito
Indicativo imperfeito
O mesmo radical é usado para o presente, exceto que o 't' final se torna 's' ao invés de 'a'. Isto é seguido pelo marcador imperfeito 'i' e pelos finais pessoais: 'halusin' = 'Eu queria', 'tapasimme' = 'nós nos conhecemos' etc.
Indefinido
Indefinidos neste grupo são formados da mesma maneira que para verbos tipo II, exceto que desde que os indefinidos presentes terão todos um 't' (do primeiro infinitivo) o 'extra t' aparece nas outras formas como para verbos tipo I :
- haluta -> halutaan, haluttiin, haluttaisiin
- tavata -> tavataan, tavattiin, tavattaisiin
verbos tipo V
Todos os verbos neste grupo possuem infinitivos que terminam em 'ita'. Não há muitos deles, o mais 'importante' é 'tarvita' = 'precisar'
O caule é formado pela eliminação do 'a' final e adição de 'se': tarvitsen, tarvitset, tarvitse, tarvitsemme, tarvitsette, tarvitsevat.
Imperfect indicative
Indefinite
Indefinites deste tipo são formados da mesma maneira que para verbos do tipo IV.
Type VI verbs
Quase todos os verbos desse tipo possuem infinitos que terminam em 'eta'. Não há muitos verbos que se enquadram nessa categoria de seus 'próprios direitos', e estes não tendem a ser comumente usados. No entanto, é um caminho razoavelmente comum para transformar adjetivos em verbos (por exemplo, 'kylmä' = 'frio', 'kylmetä' = 'ficar frio')
A haste para este tipo é formada removendo o 'ta' e adicionando 'ne' com a mudança adicional que a consoante final do caule está em sua forma forte:
'rohjeta' = 'para ousar'
'rohkenen' = 'eu ousaria'
'rohkenet' = 'você se atreve'
'rohkenee' = 'he / she / it se atreve' etc.
'paeta' = 'para escapar', 'pakenen' = 'eu escape'
'kylmetä' = 'para esfriar', 'kylmenen' = 'fico com frio'
Imperfect indicative
Indefinite
Indefinites deste tipo são formados da mesma maneira que para verbos do tipo IV.
Non-derivable and irregular stems
O finlandês padrão tem relativamente poucos verbos irregulares, além de 'olla' discutidos acima. No entanto, como o infinitivo é uma forma flexionada da raiz, a gradação consoante pode obscurecer a raiz. A raiz da palavra 'juosta' = 'to run' é juoks-; ao gerar o infinitivo, o padrão ks → s é aplicado: juoks + ta → juosta. Epentético 'e' é adicionado para formulários pessoais, por ex. juoksen.
Existe um padrão raro -hd- nada, seguido pela adição de um epentético 'e', por exemplo:
'tehdä' = 'fazer, fazer': tee-; adolescente, teet, tekee, teemme, teette, tekevät, etc.
'nähdä' = 'ver': näe-; näen, näet, näkee, näemme, näette, näkevät, etc.
A linguagem falada adiciona mais verbos irregulares por exclusão assimilativa, por exemplo:
tulla - tule - tuu
mennä - mene - mee
panna - pane - paa