Guia básico de filosofia analítica
O objetivo deste guia é apresentar de maneira rápida e elementar alguns elementos fundamentais da filosofia analítica. O guia pressupõe alguma familiaridade com a filosofia em geral, e nenhuma familiaridade com a filosofia analítica. A apresentação será panorâmica, sem o aprofundamento em temas em debates. Tal aprofundamento pode vir a ser objeto de um Guia intermediário de filosofia analítica.
Tendências típicas da filosofia analítica
A filosofia analítica se caracteriza por algumas tendências metodológicas, metafísicas, semânticas e epistemologicas. Trata-se de tendências, e não de posições. Não há, propriamente, posições filosóficas típicas da filosofia analítica. O que há são certas tendências para a abordagem dos problemas filosóficos.
Práticas metodológicas
Os pioneiros da filosofia analítica se caracterizaram pelo método da análise. Atualmente, o principal método é a apresentação e interpretação de experimentos mentais.
Análise
Os pioneiros da filosofia analítica — filósofos como Gottlob Frege e Bertrand Russell — utilizaram a análise conceitual como método filosófico.
A idéia era colocar as questões filosóficas em uma linguagem formalizada.
Experimentos mentais
Debates metafísicos
Várias questões metafísicas são debatidas na filosofia analítica. Nos concentraremos nos debates acerca da identidade pessoal e da identidade de pensamentos.
Identidade pessoal
Identidade de pensamentos
Debates sobre o significado
O conceito de significado
Significado, mente e ambiente
Debates sobre o conhecimento
A contribuição de Gettier
Teorias da justificação
Conceitos-chave da filosofia analítica
Os debates em filosofia analítica se concentram ao redor de alguns conceitos. Veremos como esses debates se articulam ao redor de três conceitos centrais da metafísica (identidade), da semântica (significado) e da epistemologia (conhecimento).
Identidade
Significado
Conhecimento
Esta página é um esboço de Filosofia. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros. |