Introdução à física/Mecânica dos fluidos
A Hidrostática estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso em relação a sólidos que estão no fluido.
Densidade
A densidade é uma grandeza que revela quanta massa está concentrada em determinado volume de uma substância. Portanto, sua fórmula matemática é expressa como: [1]
- A unidade de densidade no Sistema Internacional de Unidades é kg/m³.
- É comum encontrar em g/cm³. Neste caso, basta converter multiplicando por mil.
- Pode ser interessante lembrar que P = mg, e por isto P = dVg (peso).
Massa específica
A massa específica é a densidade característica de uma substância. Difere-se da densidade por eliminar do cálculo do volume as áreas ocas que possam existir no interior do material estudado. Normalmente é usada ao se referir aos líquidos, devido à capacidade de fluir que estes possuem, impedindo a formação natural de áreas ocas eu seu interior. Neste caso, o símbolo deixa de ser d e passa a ser µ.
Pressão
A pressão é uma grandeza escalar e pode ser determinada pela seguinte fórmula (onde F é a força exercida e S a área da superfície onde F está sendo aplicada):
- A unidade de pressão no Sistema Internacional de Unidades é N/m² e chama-se Pascal como homenagem ao físico francês Blaise Pascal.
- A pressão atmosférica corresponde a 76cmHG.
Pressão dos líquidos
A Lei de Stevin determina que, sendo um líquido em repouso de densidade d e Δh a diferença de profundidade entre dois pontos quaisquer A e B, a diferença de pressão Δp entre estes é:
- Esta fórmula considera apenas a pressão exercida pelo próprio líquido. Para calcular a pressão total é necessário acrescentar o valor da pressão atmosférica.
- Pressão manométrica é a pressão exercida exclusivamente por um líquido.
Princípio de Pascal
O Princípio de Pascal determina que: A variação na pressão exercida em um fluido é transmitida integralmente a todos os pontos do mesmo, desde que esteja contido em um recipiente fechado.
Princípio de Arquimedes
O Princípio de Arquimedes determina que: Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Corpo inteiramente imerso
O peso real (o peso do corpo no ar) é igual ao peso aparente (peso do corpo imerso no líquido) somado com o empuxo que este líquido exerce sobre o corpo.
Corpo parcialmente imerso
O peso do corpo é igual ao empuxo, e o volume do líquido deslocado é menor que o volume do corpo. A densidade do líquido é maior, e por isto o corpo flutua. Sendo assim, pode-se descobrir os valores usando-se a fórmula abaixo (lembrando que Vl é o volume de líquido deslocado pelo corpo, não o volume total do líquido):
- -> -> ->
Referências
- ↑ 1,0 1,1 Mecânica dos Fluídos Infoescola
- ↑ Empuxo Infoescola