Matemática financeira/Análise de investimentos
Investimento [1] é todo processo de inversão de capital em uma atividade produtiva. Duas condições são fundamentais na caracterização de um Investimento. Primeira: deve ser uma imobilização de ativos; isso deve ser entendido como a diminuição da sua liquidez. Segunda: essa imobilização deve ser de longo prazo; entendido como a capacidade do ativo contribuir com o processo produtivo por mais do que um ciclo de produção sem perder a sua essência. A Análise de Investimento, na Matemática Financeira, busca ajudar na decisão de onde um montante deve ser aplicado, considerando estritamente a rentabilidade que determinada operação resultará.
Equivalência de Capitais
A equivalência de capitais é ferramenta fundamental para a análise de investimento, pois permite que se compare duas opções de investimento, ou que se encontre uma opção de investimento equivalente a um ou mais investimentos. A equivalência de capitais busca analisar dois ou mais investimentos, comparando-os para saber se possuem o mesmo valor presente em uma determinada data.
Métodos de análise de investimento
Taxa Mínima de Atratividade
Taxa mínima de atratividade (TMA), é a taxa de juros que um capital pode render em aplicação de risco equivalente ao que se pretende aplicar os recursos. Quando a taxa de retorno esperada de uma aplicação for menos que a TMA o projeto é considerado inviável.
Entretanto, a escolha de uma taxa de juro que sirva de referência no mercado financeiro é uma tarefa complexa, já que a maioria dos investimentos de longo prazo tem comportamento instável.
Taxa Interna de Retorno
Taxa interna de retorno (TIR, ou ainda IRR, do inglês Internal Rate of Return) é a taxa de juros com a qual o valor presente de um fluxo de caixa futuro analisado se iguala ao valor presente do investimento. A taxa de retorno permite descobrir e comparar o rendimento de uma aplicação com outra taxa para identificar se é ou não vantajoso.
Valor Presente Líquido
O Valor presente líquido (VPL, ou ainda NPV, do inglês Net Present Value) é um método usado na avaliação de investimentos pela qual o valor de todas as entradas e saídas de um fluxo de caixa são calculados usando uma taxa de juros fixada, geralmente a TMA, que resulta no custo do capital exigido pela aplicação ou investimento.
- ↑ É importante ter em mente o conceito de investimento economico como apresentado neste livro. O investimento em mercados financeiros é aqui considerado como uma aplicação