Matemática financeira/Fluxo de caixa
Fluxo de Caixa (cash flow em inglês) é um registro ou projeção de uma seqüência de movimentações financeiras ao longo do tempo. Um fluxo de caixa pode ser apresentado em forma de tabela ou gráfico como uma previsão de entradas e saídas de uma empresa, família, ou de um empréstimo isolado. Para analise de um fluxo de caixa é fundamental um taxa de juros e períodos bem definidos.
O principal objetivo do fluxo de caixa é fornecer informações para a tomada de decisões a partir de uma visão futura dos recursos financeiros que integram suas contas.
Por convenção, em representações gráficas de um fluxo de caixa, setas para cima representam entrada e setas para baixo representam saída de recursos.
Como exemplo você pode verificar aqui a planilha de fluxo de caixa
Valor Presente de um Fluxo de Caixa
É a soma dos valores atuais de cada termo que compõe o fluxo analisado na data zero.
Valor Futuro de um Fluxo de Caixa
É a soma dos montantes de cada um de seus termos anteriores relativos a uma determinada data.
Por que a Prioridade é Caixa?
"É possível que uma empresa apresente lucro líquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá a falência. O péssimo fluxo de caixa é o que acaba com a maioria das empresas que fracassam." (Goldratt e Cox, 1990:45)
No mundo dos negócios, o dinheiro é o denominador comum à maioria das transações. É mais fácil entender fluxo financeiro do que fluxo contábil. Não ter caixa para pagar os salários do mês traz mais prejuízos à empresa do que ter prejuízo contábil no mês. (Campos, Ademar Filho , Demonstração dos fluxos de caixa)