UnrealEd/Criando zonas
Todo mapa contém pelo menos uma zona, para criar mais zonas você precisa colocar portais e separar uma área do resto do mapa. Coloque brushes com 0 de espessura como mostra a figura, cada zona fica colorida com uma cor diferente das outras. Caso a zona não fique colorida com uma cor diferente, verifique novamente o posicionamento dos portais e o posicionamento de outros brushes para certificar-se que não há nenhum local aberto que precisa ser fechado. Caso não encontre nenhuma abertura e a zona continue "aberta", é provável que exista algum problema com os brushes do seu mapa (mais detalhes em outra seção).
Você também pode combinar vários portais para criar zonas de formatos complexos, ou mesmo usar brushes para criar zonas dentro de outras zonas, embora isso não seja muito recomendável. Dentro de cada zona você pode por um zone info para definir propriedades dentro daquela zona como nome, se ela é uma zona cheia de um líquido ou não, gravidade, velocidade de movimentação das texturas, etc. A superfície do portal geralmente é marcada com a propriedade invisível, mas você pode deixá-lo visível se quiser. |
Um tipo especial de zona é a zona de céu. A zona de céu é criada com uma zona totalmente separada do mapa, um espaço sem conexão nenhuma com o mapa (em geral uma sala colocada ao lado do mapa). Dentro dela você coloca um zone info do tipo skyzoneinfo. A zona do céu é decorada e texturizada para aparecer como cenário de fundo do mapa, a partir daí todas as superfícies marcadas como fake backdrop mostrarão a zona do céu no lugar daquela superfície. A zona de céu não precisa ser exageradamente grande, depende do tamanho e da escala das texturas e dos detalhes que você colocar dentro dela. Para modificar a aparência de "perto" e "longe" do céu, aproxime ou afaste o sky zone info das paredes e/ou do teto e do chão da zona de céu. |