Magic: The Gathering/As áreas de jogo: mudanças entre as edições
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Cartas na mão do jogador também não tem as suas habilidades consideradas, com exceção daquelas especificamente descritas para quando estão na mão do jogador. Tanto faz o jeito de segurar as cartas, desde que elas não sejam reveladas aos outros jogadores. | Cartas na mão do jogador também não tem as suas habilidades consideradas, com exceção daquelas especificamente descritas para quando estão na mão do jogador. Tanto faz o jeito de segurar as cartas, desde que elas não sejam reveladas aos outros jogadores. Note que a palavra-chave "descartar" sempre vai significar da mão para o cemitério, colocar cartas da mão no grimório ou removê-las do jogo não é descartar. | ||
'''Cartas removidas do jogo''' | '''Cartas removidas do jogo''' |
Edição das 03h54min de 26 de março de 2005
As áreas de jogo
Existem duas zonas de jogo principais, uma para cada jogador. As cartas que estão sob o domínio de um jogador ficam sob efeito das cartas daquele jogador que digam "sua(eu)s" ou "você". Note que isto é diferente de "dono(s)", "você possui" ou "possuídas por aquele jogador". Também há a pilha de mágicas, que é para onde toda mágica ou habilidade ativada vai antes de ter o seu efeito ativado.
Cada zona de cada jogador é divida em cemitério, grimório, mão do jogador, cartas em jogo e cartas removidas do jogo.
O grimório
As cartas que estão no grimório estão fora do jogo, seus textos não são considerados até que saiam do grimório. Regras:
- Algumas cartas forçam o jogador a jogar com a carta do topo do grimório revelada. Se a carta que está no topo é jogada ou sofre algum efeito de outra carta que tire-a de lá, a carta de baixo só é revelada quando a carta que estava no topo e foi jogada, ou o efeito que tirou a carta do topo do grimório, resolver.
O cemitério
O cemitério é uma pilha de cartas onde ficam as cartas descartas, que estavam em jogo e foram destruídas, ou mágicas usadas. As cartas que ficam aqui não tem habilidade nenhuma, com exceção das habilidades descritas especificamente para o cemitério na carta. Regras:
- O jogador vai empilhando as cartas e não pode mudar a ordem das cartas. Se mais de uma carta vai para o cemitério ao mesmo tempo, o jogador pode escolher a ordem que elas vão para o cemitério. Uma carta que está no cemitério está fora do jogo.
A mão do jogador
Cartas na mão do jogador também não tem as suas habilidades consideradas, com exceção daquelas especificamente descritas para quando estão na mão do jogador. Tanto faz o jeito de segurar as cartas, desde que elas não sejam reveladas aos outros jogadores. Note que a palavra-chave "descartar" sempre vai significar da mão para o cemitério, colocar cartas da mão no grimório ou removê-las do jogo não é descartar.
Cartas removidas do jogo
Algumas cartas têm o efeito "remova do jogo", as cartas removidas ficam nesta zona. Cartas removidas do jogo não têm mais efeito algum para o jogo. Note que removida significa que a carta estava numa das áreas do jogador e depois foi removida, enquanto as cartas fora da partida (cartas da coleção do jogador, reserva do deck, etc) não foram removidas do jogo.
- As únicas cartas lançadas até agora que podem pegar cartas na área de removidas do jogo e colocá-las de volta na não do jogador são os "Desejos" lançados na expansão "Julgamento".
Cartas em jogo
São todas as cartas na mesa do jogo. Toda mágica ou habilidade que é jogada passa pelha pilha de mágicas e depois vai para o jogo. Note que um jogador sempre declara, diz que vai fazer uma mágica ou ativar uma habilidade, antes dela ir para a pilha de mágicas e dali para o jogo.
- Esta área é uma só para os jogadores. As cartas podem dizer no texto "entra em jogo sob o seu controle", que não é a mesma coisa que "entra em jogo". O primeiro caso acontece na mudança de controle, ou da zona de um jogador para a do outro, enquanto a segunda não vale nesse caso porque ela já veio ao jogo.
- As cartas podem especificar "Vai para ou é colocada no ... vinda de ...", senão "vai para ou é colocada no ..." significa que não importa de onde ela veio.
- Note que as cartas podem entrar no jogo sem serem jogadas, como descrito no capítulo 6.
Mudança de zona
As cartas saem de uma área e vão para outra, ativando habilidades que esperavam uma carta entrar ou sair de uma zona para ativar. Note que a área de cartas em jogo, as cartas podem sair da zona de um jogador para a do outro, sem sair de jogo. Dentro de uma área a carta também pode se movimentar, sem sair e entrar de novo naquela área.