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Blender - ou Blender3D - é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela '''Blender Foundation''', para modelagem, animação e renderização de modelos tridimensionais assim como criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações, hipermídias e outros. Possui um motor de jogo (Game Engine) integrado, para produção de jogos - o '''Game Blender'''. Está disponível sobre uma licença dupla: '''GNU General Public License / BL License'''. | |||
A aplicação está disponível para diversos sistemas operacionais, incluindo Microsoft Windows, Linux, Mac OS X, Solaris, FreeBSD, IRIX, Darwin, BeOS e iPaq. Blender implementa funcionalidades robustas, similares a outros programas proprietários 3D, tais como 'Maya', 'Softimage|XSI', '3ds Max' e 'Cinema 4D'. Estas características incluem avançadas ferramentas de simulação, tais como: rigid body dynamics (dinâmica rígida de corpos), fluid dynamics (dinâmica de fluidos), e soft body dynamics (dinâmica de corpos macios); avançadas ferramentas de modelagem; ferramentas de animação de personagens e sistema de materiais baseados em nós (Node Materials). Inclui suporte à '''Python''' como linguagem de script, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em seu motor de jogo. Tem suporte à várias línguas, incluindo para português brasileiro. | |||
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]]— Informações basicas sobre o uso do aplicativo. | ]]— Informações basicas sobre o uso do aplicativo. | ||
* [[Blender_3d:_Animação|Animação]]— Informações sobre animação. | * [[Blender_3d:_Animação|Animação]]— Informações sobre animação. | ||
* [[Blender 3D: Noob to Pro|Noob to Pro]] — uma série de tutoriais designados a ajudar novatos absolutos a se tornarem proficientes com Blender | * [[Blender 3D: Noob to Pro|Noob to Pro]] — uma série de tutoriais designados a ajudar novatos absolutos a se tornarem proficientes com Blender [[imagem:25%.png]] | ||
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Edição das 11h47min de 23 de agosto de 2007
Esta é uma coleção de livros e artigos sobre o Blender.
Blender - ou Blender3D - é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação e renderização de modelos tridimensionais assim como criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações, hipermídias e outros. Possui um motor de jogo (Game Engine) integrado, para produção de jogos - o Game Blender. Está disponível sobre uma licença dupla: GNU General Public License / BL License.
A aplicação está disponível para diversos sistemas operacionais, incluindo Microsoft Windows, Linux, Mac OS X, Solaris, FreeBSD, IRIX, Darwin, BeOS e iPaq. Blender implementa funcionalidades robustas, similares a outros programas proprietários 3D, tais como 'Maya', 'Softimage|XSI', '3ds Max' e 'Cinema 4D'. Estas características incluem avançadas ferramentas de simulação, tais como: rigid body dynamics (dinâmica rígida de corpos), fluid dynamics (dinâmica de fluidos), e soft body dynamics (dinâmica de corpos macios); avançadas ferramentas de modelagem; ferramentas de animação de personagens e sistema de materiais baseados em nós (Node Materials). Inclui suporte à Python como linguagem de script, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em seu motor de jogo. Tem suporte à várias línguas, incluindo para português brasileiro.
texto original retirado de Wikipédia
Nossa Coleção
- Guia de sobrevivência — Informações basicas sobre o uso do aplicativo.
- Animação— Informações sobre animação.
- Noob to Pro — uma série de tutoriais designados a ajudar novatos absolutos a se tornarem proficientes com Blender
Outras línguas
- Blender 3D: Blending Into Python — Python Cookbook, Optimization Guide and Script Tutorials.
- Blender 3D: HotKeys — hotkeys reference
- Blender 3D: MemoBook — tips and tricks
- Blender 3D: Reference Guide — guia de referência
- Blender 3D: Tutorial Links List — tutorials from all over the Web
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