JavaScript/Controle de fluxo: mudanças entre as edições
imported>Seduardo Sem resumo de edição |
imported>Seduardo Sem resumo de edição |
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Linha 43: | Linha 43: | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Se o conteúdo da variável for igual a constante1 ou constante2 será executado o comando1; se for igual a constante 3 será executado o comando 2; caso contrário será executado o comando 3; note que o comando break força o fluxo sair fora do comando switch. | Se o conteúdo da variável for igual a constante1 ou constante2 será | ||
executado o comando1; se for igual a constante 3 será executado o comando 2; | |||
caso contrário será executado o comando 3; note que o comando break força o | |||
fluxo sair fora do comando switch. | |||
|- | |- | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Linha 51: | Linha 54: | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Efetua uma inicialização em seguida executa o comando enquanto a condição for verdadeira, após a execução do comando executa a expressão de incremento, ex: | Efetua uma inicialização em seguida executa o comando enquanto | ||
a condição for verdadeira, após a execução do comando executa a | |||
expressão de incremento, ex: | |||
<code> | <code> | ||
for(var i=0; i < 3; i++) | for(var i=0; i < 3; i++) | ||
alert(i); | alert(i); | ||
</code> | </code> | ||
é equivalente a : | |||
é equivalente a : | |||
<code> | <code> | ||
var i=0; | var i=0; | ||
Linha 83: | Linha 85: | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Igual ao anterior, porém o comando é executado pelo menos uma vez, mesmo que condição seja falsa. | Igual ao anterior, porém o comando é executado pelo menos uma | ||
vez, mesmo que condição seja falsa. | |||
|- | |- | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Linha 91: | Linha 94: | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Permite a utilização de propriedades de um objeto sem ter que ficar referenciando o objeto, por exemplo : | Permite a utilização de propriedades de um objeto sem ter que | ||
ficar referenciando o objeto, por exemplo : | |||
quadrado_pi = Math.PI*Math.PI; | quadrado_pi = Math.PI*Math.PI; | ||
Linha 106: | Linha 110: | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Label permite que a indicação de uma posição que pode ser utilizado com continue e break para salto dentro de um loop. | Label permite que a indicação de uma posição que pode ser | ||
utilizado com continue e break para salto dentro de um loop. | |||
|- | |- | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Linha 117: | Linha 122: | ||
|- | |- | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
<code> | <code> | ||
break; | break; | ||
break label; | break label; | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Sai fora do loop corrente ou do loop que esta após label informado. | Sai fora do loop corrente ou do loop que esta após label informado. | ||
|- | |- | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
<code> | <code> | ||
throw expressão; | throw expressão; | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Lança exceção | Lança exceção | ||
|- | |- | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
<code> | <code> | ||
try { | try { | ||
comando1; | |||
} catch(e) { | } catch(e) { | ||
comando2; | |||
} | } | ||
</code> | </code> | ||
ou | ou | ||
<code> | <code> | ||
try { | try { | ||
comando1; | |||
} catch(e if e==expressao1) { | } catch(e if e==expressao1) { | ||
comando3; | |||
} catch(e if e== expressão2) { | } catch(e if e== expressão2) { | ||
comando4; | |||
} catch(e) { | } catch(e) { | ||
comando2; | |||
} | } | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Captura qualquer erro que comando lance ou captura exceções conforme expressão. <br> | Captura qualquer erro que comando lance ou captura exceções conforme expressão. <br> | ||
Linha 156: | Linha 161: | ||
No primeiro caso comando2 será executado caso comando1 lance uma exceção. <br> | No primeiro caso comando2 será executado caso comando1 lance uma exceção. <br> | ||
No segundo caso o comando3 será executado caso a exceção lançada pelo comando1 seja igual a expressão1, se for igual a expressão2 o comando 4 será executado, se for lançado uma exceção que não seja igual nem a expressão 1 e nem a expressão 2 será executado o comando2; <br> | No segundo caso o comando3 será executado caso a exceção lançada pelo comando1 seja igual a expressão1, se for igual a expressão2 o comando 4 será executado, se for lançado uma exceção que não seja igual nem a expressão 1 e nem a expressão 2 será executado o comando2; <br> | ||
|- | |- | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
<code> | <code> | ||
try { | try { | ||
comando1; | |||
} catch(e) { | } catch(e) { | ||
comando2; | |||
} finally { | } finally { | ||
comando3; | |||
} | } | ||
</code> | </code> | ||
|valign="top"| | |valign="top"| | ||
Executa comando1 se este lançar uma exceção executa comando 2 em seguida comando3, se comando1 não lançar nenhuma exceção executa comando3; | Executa comando1 se este lançar uma exceção executa comando 2 em seguida comando3, se comando1 não lançar nenhuma exceção executa comando3; | ||
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Edição das 17h10min de 1 de fevereiro de 2006
Comandos | |
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Comando | Descrição |
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Bloco de comando |
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Controle de fluxo onde o comando 1 é executado caso a condição resulte em verdadeiro (true), caso contrário será executado o comando2 |
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Se o conteúdo da variável for igual a constante1 ou constante2 será executado o comando1; se for igual a constante 3 será executado o comando 2; caso contrário será executado o comando 3; note que o comando break força o fluxo sair fora do comando switch. |
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Efetua uma inicialização em seguida executa o comando enquanto a condição for verdadeira, após a execução do comando executa a expressão de incremento, ex:
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Executa comando enquanto condição resultar em verdadeiro. |
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Igual ao anterior, porém o comando é executado pelo menos uma vez, mesmo que condição seja falsa. |
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Permite a utilização de propriedades de um objeto sem ter que ficar referenciando o objeto, por exemplo : quadrado_pi = Math.PI*Math.PI; ou
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Label permite que a indicação de uma posição que pode ser utilizado com continue e break para salto dentro de um loop. |
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Salta para loop ou para loop que está após label indicado. |
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Sai fora do loop corrente ou do loop que esta após label informado. |
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Lança exceção |
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Captura qualquer erro que comando lance ou captura exceções conforme expressão. No primeiro caso comando2 será executado caso comando1 lance uma exceção. No segundo caso o comando3 será executado caso a exceção lançada pelo comando1 seja igual a expressão1, se for igual a expressão2 o comando 4 será executado, se for lançado uma exceção que não seja igual nem a expressão 1 e nem a expressão 2 será executado o comando2; |
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Executa comando1 se este lançar uma exceção executa comando 2 em seguida comando3, se comando1 não lançar nenhuma exceção executa comando3; |