Magic: The Gathering/A mana: mudanças entre as edições
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Edição das 15h38min de 27 de setembro de 2007
A mana é essencial em Magic, sem ela não se pode fazer mágicas ou ativar habilidades que custam mana. ==
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A mana
A expressão "pagar mana" significa que o jogador tem que adicionar mana a sua reserva de mana imaginária, só com mana suficiente um jogador pode fazer uma mágica ou ativar uma habilidade. O meio mais comum de gerar mana é virar uma carta de terreno básico. Outras cartas podem adicionar mana das mais diversas formas.
Cada carta em magic tem um custo de mana associado a ela, com exceção de alguns artefatos que possuem custo 0 e podem ser baixados sem custo de mana. Os símbolos são um sol para branco, uma caveira para preto, uma chama para vermelho, uma gota d'água para azul e uma árvore para verde. Além dos cinco símbolos as cartas podem vir acompanhadas de um número, que é uma quantidade de mana que pode ser paga com mana de qualquer cor. Isso também é válido para as habilidades que requerem que o jogador pague mana e/ou vire a carta para ativá-la. Algumas cartas podem alterar as cores da mana ou permitir que mana de uma cor seja transformado em mana de outra cor. Note que mesmo uma habilidade que custa zero mana, ainda é considerada habilidade ativada.
Pagando o custo
Em Magic não existe pagar "meio-custo" de uma mágica ou habilidade para ter um "meio-efeito". Ou se paga tudo ou não se pode jogar aquilo. Ao contrário, algumas cartas permitem que se pague o mesmo custo repetidas vezes para repetir o efeito o quanto o jogador quiser e puder. Note que uma carta que diz "sacrifique um terreno, causa 2 pontos de dano no jogador ou criatura alvo", se um jogador sacrifica dois terrenos não está acontecendo "sacrifique dois terrenos, causa 4 pontos de dano no jogador ou criatura alvo", mas um efeito está se repetindo para cada vez que o jogador pagou o seu custo de ativação. Se o custo inclui virar a carta o jogador não pode usar mais do que uma vez seguida a menos que desvire a carta de novo, por exemplo "Vire e pague 3 manas: destrói um terreno alvo", não é possível pagar seis manas e virar a carta duas vezes para destruir dois terrenos.
Um custo é pago uma vez por habilidade ou mágica, não existe como pagar um custo para duas coisas ao mesmo tempo. Mesmo uma carta que diga "0: Sacrifique um terreno, ganhe 2 pontos de vida", e o jogador tenha duas dessa carta em jogo, ele não pode sacrificar um terreno e ganhar quatro pontos de vida, ou ele sacrifica para um ou para outro. Note que isso é completamente diferente de "Toda vez que você sacrifica um terreno, ganhe 2 pontos de vida", aí sim múltiplas cartas multiplicam o ganho de vida.
Queimadura de mana
Ao final de cada fase, se existir uma sobra de mana adicionada mas não "gasta", o jogador perde 1 ponto de vida para cada ponto de mana a mais que sobrou, o que é chamado de "queimadura de mana". Note que isso é regra e não dano. Um jogador pode deliberadamente virar terrenos para adicionar mana que não vai usar e perder vida com a queimadura de mana.
Um terreno virado por força de outra carta não está adicionando mana. Lembre-se que as cartas podem forçar eventos diferentes, o que nesse caso são dois eventos diferentes, ou o terreno vira para adicionar mana ou ele vira por qualquer outro motivo que não seja adicionar mana.
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