Xadrez/Abertura: mudanças entre as edições
imported>LeonardoG (cat) |
|||
Linha 116: | Linha 116: | ||
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bb5 a6 | 1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bb5 a6 | ||
Agora você deve recuar seu bispo | Agora você deve recuar seu bispo.A maioria dos jogadores tem preferência pela borda do tabuleiro, mas recuar o bispo para próximo ao centro do tabuleiro também é uma boa jogada. | ||
[[Categoria: Xadrez]] | [[Categoria: Xadrez]] |
Edição das 16h50min de 13 de março de 2006
Em xadrez abertura consiste nos primeiros movimentos de um jogador em geral buscando um bom domínio no centro ou posicionar as peças de forma a ter boa disposição no jogo mais tarde. Na maioria das vezes o jogador move uma peça para dominar o centro tornando mais plausível mover os peões do rei (e4), da Dama (d4), dos bispos (c4 e f4) ou buscar o fianchetto movendo o peão do cavalo uma só casa (g3). Ao se pensar em abertura logo vem a cabeça algumas jogadas pré-definidas, criadas e usadas por grandes campeões, o que pode até ser verdade mas estas aberturas não são tão complicadas assim, vamos ver algumas delas agora:
As Aberturas e Defesas mais Famosas
Os Gambitos
Em xadrez gambito é um peão oferecido de graça ao adversário na esperança de que ao comer o peão ele perderá o domínio do centro do tabuleiro.Vejamos agora o básico a respeito dos gambitos mais famosos:
Gambito do Rei
O gambito do rei é o segundo gambito mais famoso e o primeiro menos útil pois abre excessivamente as defesas das peças brancas, mas mesmo assim vamos ver como se faz:
Primeiro obviamente se move o peão do rei:
1_e4
Então o próximo passo é torcer para que o adversário faça o mesmo, ou nem adianta tentar o gambito portanto, nem tente! Mas por motivos acadêmicos vamos supor que ele fez essa jogada:
1_e4 e5
Aí é que entra o gambito, logo se oferece um peão que se capturado fará com que o adversário perca o domínio do centro do tabuleiro, o único peão que se enquadra nisso é o peão do bispo do rei:
1_e4 e5 2_f4
Aí o adversário pode ou não pegar o peão neste ponto chegamos numa encruzilhada:
Gambito do Rei Aceito
O Gambito aceito se faz quando o adversário toma o peão o que acontece em quase todos os casos menos no nosso peão do rei onde o adversário perfere na maioria da vezes não comer o peão.Mas como vamos ver o gambito aceito vamos supor que ele coma mesmo o peão.
1_e4 e5 2_f4 exf4
Pronto temos o gambito, note que o peão do adversário não domina mais o centro do tabuleiro, apartir daí as duas melhores jogadas para as brancas são: d4 e Nf3 pois ambas dominam o centro muito bem.
Gambito do Rei Recusado
Gambito recusado é quando o jogador não come o peão no caso do gambito do rei é o mais comum mas nos outros gambitos o gambito aceito brilha mais.Mas então vamos supor que o adversário recusou se gambito e se defendeu à maneiro mais tradicional nesses casos, com o cavalo.
1_e4 e5 2_f4 Nc6
Neste ponto é sempre melhor jogar o cavalo e nunca capturar o peão adversário pois com certeza ele i´r pegar seu dois peões com os movimento de dama Qh4+ depois Qxe4+ e Qxe5. Assim:
1_e4 e5 2_f4 Nc6 3_Nf3 ...
Gostaram? este foi o gambito do rei, mas realmente eu não recomendo seu uso...
Gambito da Dama
Ele segue a mesma linha do gambito do rei só que é bem mais famoso e tenho que arriscar bem mais seguro de usar.
Primeiro o peão da Dama:
1_d4
E assim como no gambito do rei torcer para que o adversário faça o mesmo.
1_d4 d5
Aí vem o gambito que será o peão do bispo
1_d4 d5 2_c4
Aí chegamos no ponto de gambito aceito ou recusado
Gambito da Dama Aceito
Vamos supor que ele tenha comido seu peão, o que quase sempre acontece no caso do gambito da dama.
1_d4 d5 2_c4 dxc4
aí aquela gama de movimento se abre você pode mover seu cavalo para Nc3 o peão do rei para e4 ou (não recomendo pois causa uma pequena e significativa perda de tempo) pegar o peão dele para equilibrar as peças, os outros movimentos citados não merecem ser descritos aqui por serem muito simples portanto só descreverei a captura do peão:
1_d4 d5 2_c4 dxc4 3_Qa4+ Bd7(ou outra defesa) 4_Qxc4
Gambito da Dama Recusado
Agora vamos supor que na jogada 2 das pretas o jogador não quis comer o peão oferecido preferendo defendê-lo.Assim:
1_d4 d5 2_c4 Nf6
Então assim como no Gambito do rei a melhor saída é mover o cavalo da dama. Assim:
1_d4 d5 2_c4 Nf6 3_Nc3
E este foi o gambito da dama, a melhor abertura para o peão da dama.E aí pela frente vem as aberturas e o gambito From.
Aberturas
Aberturas e Gambito From
Abertura Ruy Lopez ou Partida Espanhola
A abertura Ruy Lopez é de longe a mais usada pelos grandes mestres do xadrez atual, com o destaque para Judit Polgar (10ª no ranking mundial), que basicamente só usa esta abertura e Vanselin Topalov que tem esta abertura como preferência quando joga de brancas.Vejamos agora os primeiroa passos para executá-la:
Primeiro saímos com o peão do rei:
1_e4
Então esperamos a reposta do adversário para ser seguro realizar a Ruy Lopez ela terá que ser ou com o peão do rei ou com o cavalo do rei mas isto não muda as jogadas das brancas.
1_e4 e5
Na próxima rodada é a vez do cavalo branco sair.
1_e4 e5 2_Nf3
Agora como quase todo jogador faz é provável que ele saia com o cavalo se ele começou com o peão e vice-versa.
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6
Agora entra a marca da Ruy Lopez, o bispo na diagonal do cavalo, assim:
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bb5
Aí o adversário em geral ameaça seu bispo com um peão.
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bb5 a6
Agora você deve recuar seu bispo.A maioria dos jogadores tem preferência pela borda do tabuleiro, mas recuar o bispo para próximo ao centro do tabuleiro também é uma boa jogada.