GtkRadiant/Configuração
Teclas de atalho
Para mudá-las no windows, vá na pasta \Documentos e configurações (ou documents and settings)\seu nome de usuario\dados de aplicativos\RadiantSettings\1.5.0\nome do jogo e abra o arquivo shortcuts.ini
Darkplaces
http://icculus.org/twilight/darkplaces/ (a instalação é simples, basta extrair todo o conteúdo do arquivo baixado do site para a mesma pasta onde está instalado o Quake I demo ou full)
Aqui um passo a passo para configurar o gtkradiant para trabalhra com a engine darkplaces.
Instale o gtkradiant com suporte a Quake III: Arena. Vá na pasta onde você instalou o editor e abra o arquivo q3.game (está dentro da subpasta games) num editor de texto. Em basegame="baseq3" mude para basegame="ID1".
Dentro da pasta onde você instalou o darkplaces existe uma pasta ID. Dentro dela crie as pastas Textures e Scripts. Dentro da pasta textures você cria pastas para organizar as texturas. Dentro da pasta scripts você cria um arquivo shaderlist.txt. Dentro do shaderlist.txt você lista os nomes dos shaders em linhas separadas (veja o capítulo de shaders para maiores informações).
Depois de instalar o editor vá em edit -> preferences -> Path no menu e mude o caminho da engine para a pasta onde está instalado o darkplaces.
Quake III
O gtkradiant já vem pré-configurado para Quake III, não é necessário mecher em nada. As pastas de texturas, scripts e todo conteúdo customizado ficam dentro da pasta baseq3.
Depois de instalar o editor vá em edit -> preferences -> Path no menu e mude o caminho da engine se for necessário.
Dentro da pasta baseq3 vem um arquivo pak0.pk3, você pode abrí-lo com qualquer programa que leia arquivos ZIP e extrair tudo dentro da pasta baseq3.