GtkRadiant/Funcionamento
Todas as imagens foram tiradas da versão 1.5 mais recente do editor, versões anteriores trazem algumas diferenças na interface.
Trabalhando no editor
O Gtkradiant é um editor "genérico", não depente de engine de jogo pra rodar, por isso que ele é extremamente leve e funcional. O que você monta no editor são os brushes e texturas, só, toda a parte de ver luzes e sombras, coisas se movendo e efeitos especiais só são vistas depois de compilar o seu mapa e carregá-lo no jogo (com exceção do doom 3 que tem preview dentro do editor). É estranho no começo, mas é só pegar a prática que fica fácil fazer mapas. Uma das coisas é que o radiant é "estilo office", com um monte de teclas de atalho e comandos.
Pra fazer mapa você vai usar duas coisas: Brushes e entities. Brushes é a estrutura do mapa (paredes, teto, blablabla). E entities é tudo que povoa seu mapa, luzes, coisas móveis, efeitos especiais, blablabla.
Interface
Em edit -> Preferences -> Interface -> Layout você pode arranjar as janelas do editor de acordo com o seu gosto. É recomendável usar resolução mínima de 1024 x 768. O editor também suporta o recurso de mais de um monitor.
Arquivo:Gtkradiant layout1.png Arquivo:Gtkradiant layout2.png Arquivo:Gtkradiant layout3.png
Elementos básicos do editor
Arquivo:Gtkradiant camera crosshair.png Câmera: A movimentação da câmera é feita com as setas do teclado + mouse. Use o botão direito para mudar para o modo de controle livre da câmera.
Brushes: Clique dentro da janela de visualização 3D. Agora pra fazer o seu primeiro brush, arraste uma caixa de linhas amarelas com o mouse e solte. Enquanto o brush estiver vermelho na visualização 3D e amarelo na 2D, ele está selecionado. Pra deselecionar aperte ESC. Pra selecionar de novo tem dois jeitos: ou vc segura SHIFT e clica no viewpoint 3D ou vc faz isso no 2D (só q no 2D, se tiver muito brush por cima de outro ele seleciona o que estiver na frente). Bom, agora pra mover vc faz assim: seleciona o brush no viewpoint 3D ou 2D e arraste com o mouse. Hmmm... No 3D ele "move pra longe".... No 3D, pra mover ele em uma direção só aperte W e arraste clicando numa das setinhas que aparece dentro do brush (se vc clicar no quadrado, aí ele seleciona todas as setinhas ao mesmo tempo). Aperte W de novo pra sumir as setinhas.
Grid: Com as teclas numéricas de 1 a 9 você muda o tamanho da grid. Com a tecla 0 você desliga a grid.
Arquivo:Gtkradiant buttons1.png Rotação: Com esses botões vc gira o brush em todas as direções, sempre dando giros de 90 graus. Vá no menu pra escolher o ângulo que vc quer. Funciona com vértices também.
Arquivo:Gtkradiant buttons3.png Edição de vértices: Selecione o brush e aperte E = Edges / F = Faces (Face drag só tem no GTK 1.5 ou mais recente) / V = Vertexs. Aperte de novo pra sumir os pontinhos verdes. Vc arrasta os vértices do mesmo jeito que faria com um brush. Se vc quiser usar as setas coloridas para mover um vértice, a seleção deles passa a ser com SHIFT + Clique.
Arquivo:Gtkradiant buttons2.png Clipping tool: pra cortar o brush, vc usa esse botão. Ponha dois pontos e veja no viewpoint 3D uma face azul, o lado que a face azul está virado é o lado que ele corta fora, aperta ENTER pra cortar. Ponha os pontos ao contrário pra virar a face azul pro outro lado. Se vc puser 3 pontos, aí ele corta o brush "no meio". Volte pra esse botão pra sair desse modo de edição.
Texturas: para selecionar só uma face do brush é SHIFT + CTRL + clique (o pontinho azul é o centro da face). Aperte T pra aparecer o browser de texturas. Selecione a textura e voilá! Pra mudar o alinhamento da textura e escala aperte S pra aparecer a janela de alinhamento de texturas. Pra mover a textura vc também pode selecionar a face e usar SHIFT + Setinhas do teclado.
Entidades: as entidades são luzes, armas, itens, brushes móveis, etc. Para adicionar uma use o botão direito do mouse em qualquer viewpoint 2D (não funciona no 3D porque lá ele já tem a função de mover a câmera). Aparecerá um menu com todas as entidades disponíveis, selecione uma e ela será adicionada no seu mapa.
Opções automáticas: Quando vc faz uma parede, como uma parede de 300 de altura por 200 de largura e espessura de 32. O próximo brush que vc fizer, terá o tamanho de uma das medidas do último brush que você fez ou selecionou. Então se vc faz uma parede e depois vai desenhar outra no viewpoint 2D com vista "de cima" do mapa, ele vai ter os 300 de altura. O alinhamento das texturas também é automático, o editor automaticamente estica as texturas no brush. Quando vc quiser mover um brush sem o editor mexer no alinhamento, ative o TEXTURE LOCK.