Magic: The Gathering/Decks para jogo casual
Quando você faz um deck para jogo casual, normalmente, o que você deseja é se divertir com os seus amigos ou testar uma estratégia que possa ser usada em um torneio.
A estratégia de Magic pode ser dividida, didaticamente, em dois momentos distintos: a estratégia para se criar um baralho e a estratégia no momento do jogo, ou seja, como se portar diante do seu oponente.
Como construir um baralho
Estabeleça uma filosofia
Em Magic existem várias formas de se ganhar um jogo, a mais óbvia é dar muito dano no seu oponente no mínimo espaço de tempo, assim, você dá pouco tempo para o seu oponente agir. Mas, esta tática não é única. Existem várias filosofias diferentes para se seguir, como, por exemplo, manipulação do grimório, manipulação do cemitério, anular as magias do seu oponente, muitas magias de regeneração e prevenção de dano para você e suas criaturas (círculos de proteção, malditos sejam!!!!), etc...
Cabe aqui dizer que não existe estratégia superior à outra, existem somente jogadores e baralhos superiores uns aos outros. Desta forma, um mau jogador pode fazer um baralho bom não funcionar e vice-versa.
Mas, o mais importante desta seção é dizer que depois de escolhida a filosofia do baralho, você deve se manter fiel a ela. Não interessa quanto de dano a sua carta branca regenera, num baralho azul de anulação de mágica ela não tem utilidade. Do mesmo jeito que um elfo que produz triliões manas verdes não tem lugar no seu baralho vermelho.
Um bom jeito de fazer baralhos com filosofias bem específicas é definir as cores que serão utilizadas para a criação do baralho, então, logicamente, um bom jeito de deixar sua filosofia mais ampla é fazer um baralho multicolorido.
O problema é que, como tudo na vida, estas delimitações têm suas vantagens e suas desvantagens. Quando se faz um baralho de uma cor só, beneficia-se de todos os benefícios da cor escolhida, mas fica-se preso às fraquezas da mesma e quando se faz um baralho multicolorido corre-se o risco de ter um baralho que faz um pouco de tudo mas não faz nada decentemente.
Custo médio das magias
Este é um ponto fundamental e que muitas vezes é negligenciado.
Primeiro, para mostrar o que eu quero dizer, vamos fazer algumas contas. Em Magic, é permitido baixar apenas um terreno por turno (caso você não tenha nenhuma carta que diga o contrário), então, o custo de mana quer dizer a partir de qual turno a sua carta pode entrar em jogo.
Porém, esta situação é facilmente reversível usando outras cartas que possam gerar mana, como criaturas e feitiços. Mas, como regra geral, mantenha a maioria das cartas do seu deck com um custo baixo.
Como se comportar perante o oponente
Seja imparcial, não mostre fraqueza, use o meio mais rápido para aniquilá-lo, organize planos para engana-lo, use iscas para atrasá-lo. Por exemplo; se o oponente ministra um deck azul de pura anulação, procure faze-lo gastá-las com cartas que não fariam diferença para você mais tarde. Não hesite. Não dê turnos a ele. Use de todas as suas cobaias para que quando ele ultilizar todas as suas manas ou ficar sem anulação, você possa aplicar uma mágica que surta efeitos que o favoreça.
Não use suas cartas contra você mesmo
Está bem, eu sei que esta dica parece muito óbvia, mas muitas pessoas quando se deparam com algumas cartas gostam tanto delas que decidem colocar nos baralhos, não importa o quanto fora do contexto do baralho elas estejam. O ideal neste caso seria montar outro baralho que funcione com a habilidade da carta a ser usada. Lembre-se: por mais forte e poderosa que seja uma única carta, ela não consegue vencer um baralho com outras 60.
(página em edição)
Combos
A seguir temos uma lista de combos que podem sugerir a criação de decks, mas que funcionam bem individualmente.
- Caldeirão de gelo + qualquer anula mágica alvo
- 2x névoa tóxica + artefato 4x prende-crânio
- Névoa tóxica — no início da manutenção de cada jogador este descarta um card.
- Prende-crânio — no início da manutenção de cada oponente, se este não tiver exatamente 3 ou 4 cards na mão leva 2 pontos de dano.