Magic: The Gathering/Os tipos de cartas
As cartas são divididas em dois grandes grupos, permanentes e não permanentes.
As não permanentes são cartas que não ficam na mesa de jogo, são utilizadas e ao final do turno saem de jogo, seja para o cemitério, de volta para a mão ou grimório do jogador ou removida totalmente do jogo. São as mágicas instantâneas, de interrupção ou feitiços. As instantâneas e de interrupção podem ser feitas em qualquer turno de qualquer jogador, enquanto os feitiços somente no turno do próprio jogador.
Já as permanentes são cartas que ficam em jogo até que alguma coisa tire-a do jogo.
Os tipos de permanentes
- Criaturas: cartas com poder e resistência que servem para o ataque e defesa do jogador. Todas as criaturas têm pelo menos um tipo de tipo de criatura associado, como por exemplo goblins, cavaleiros, anjos, etc. Algumas cartas podem fazer com que uma criatura de um tipo torne-se de outro, ou mesmo passe a contar como dois tipos ao mesmo tempo. Qualquer criatura é destruída imediatamente se a sua resistência for reduzida a zero, ou caso ela venha a entrar em jogo com zero de resistência.
- Artefatos: cartas incolores que podem ser baixadas com mana de qualquer cor. Artefatos também são o único tipo de carta que pode ter custo de mana igual a zero.
- Encantamentos: cartas que causam algum efeito no jogo ou numa carta específica. Também podem ser "Encantar alguma coisa", adicionando habilidades extras à carta encantada. O primeiro tipo é o encantamento global, enquanto o segundo é o encantamento local.
- Terrenos: são a fonte primária de mana de cada jogador. Existem apenas cinco terrenos básicos: planícies, pântanos, ilhas, montanhas, florestas e os terrenos básicos nevados de Era Glacial (qualquer terreno que não seja um dos anteriores não é básico). Terrenos são o único tipo de carta que não são considerados como mágica ao serem baixados.
- Fichas: algumas cartas possuem a habilidade de gerar fichas de criaturas ou criaturas-artefato, que são tratadas como uma permanente normal. Porém fichas não são cartas, então elas não podem ir para o cemitério, mão do jogador ou grimório, se isso acontecer elas são imediatamente destruídas e removidas do jogo. O jogador pode usar qualquer objeto para representar uma ficha em jogo.
Tipos extras
- Permanentes híbridas: em algumas expansões existem permanentes híbridas, que são permanentes que contam como sendo de dois tipos ao mesmo tempo, como terrenos-artefato ou criaturas-artefato. Existem também permanentes que podem alterar o seu tipo, mudando de um terreno para criatura por exemplo, ou cartas que transformam um encantamento numa criatura num outro exemplo. Em todos os casos, o texto da carta diz se a mudança é uma transformação que muda de um tipo para outro ou se é uma mutação que faz a carta contar como sendo de mais de um tipo ao mesmo tempo.
- Permanentes legendárias ou lendas, e "encantar mundo": são cartas que somente uma pode existir em jogo com o mesmo nome, se uma outra com o mesmo nome entrar em jogo, ambas são destruídas instantaneamente. Existem também cartas "Encantar mundo" que usam a mesma regra com um detalhe, independentemente do nome, somente um carta de "encantar mundo" pode existir em jogo, quando uma outra entra em jogo ela destrói a que já estava em jogo antes dela.