Software livre/Mal entendidos
Introdução
O movimento do SL ganhou a amplitude que conhecemos hoje graças ao trabalho colaborativo da comunidade envolvida.
Software Livre não é sinônimo de gratuidade. Há a possibilidade de desenvolver software livre comercialmente, somente não há a possibilidade de aprisionar o seu cliente, visto que todo software livre deve ser fornecido com binários e código-fonte, sendo que o cliente é dono do código fonte que comprou, e, se a licença contiver copyleft, os direitos de autor são preservados no sentido do cliente não poder se apropriar do código e revendê-lo como produto fechado.
Software livre é uma questão de licenciamento de software que visa preservar os direitos de autor e ainda assim trazer liberdade. Liberdade para utilizar o software para qualquer objetivo, retribuí-lo, modificá-lo. O SL não é um movimento de especialistas para especialistas. É um movimento de cunho social e cuja maior motivação está em manter a inovação e a liberdade de criação.
Mal entendidos
Suporte
O grátis pode ser bom?
Tenho a quem culpar?
A confusão entre software livre e gratuito gera algumas confusões e alguns temores. O mais comum são preconceitos com relação à ideologia e preocupações em relação à ausência de suporte. Será verdade? A licença GPL realmente tira a responsabilidade do desenvolvedor por eventuais garantias e indenizações. Mas vejamos as cláusulas de garantia limitada presentes nos produtos de uma grande empresa de software, líder em sistemas operacionais para desktop:
"ISENÇÃO DE GARANTIAS. NA EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, A MICROSOFT E SEUS FORNECEDORES FORNECEM A VOCÊ OS COMPONENTES DO SISTEMA OPERACIONAL E QUAISQUER SERVIÇOS DE SUPORTE (SE HOUVER) RELATIVOS AOS COMPONENTES DO SISTEMA OPERACIONAL ("SERVIÇOS DE SUPORTE") NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM E COM TODAS AS FALHAS, E A MICROSOFT E SEUS FORNECEDORES SE ISENTAM DE TODAS AS CONDIÇÕES E GARANTIAS RELACIONADAS AOS COMPONENTES DO SISTEMA OPERACIONAL E SERVIÇOS DE SUPORTE, SEJAM EXPRESSAS, IMPLÍCITAS OU LEGAIS, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A QUAISQUER GARANTIAS OU CONDIÇÕES (SE HOUVER) RELACIONADAS A: COMERCIALIZAÇÃO, ADEQUAÇÃO A UMA FINALIDADE ESPECÍFICA, AUSÊNCIA DE VÍRUS, RESPOSTAS COMPLETAS E CORRETAS, RESULTADOS, AUSÊNCIA DE NEGLIGÊNCIA OU AUSÊNCIA DE ESFORÇO DE APRIMORAMENTO E AUSÊNCIA DE NEGLIGÊNCIA. TAMBÉM NÃO HÁ GARANTIAS OU CONDIÇÃO DE TITULARIDADE, USO PACÍFICO, POSSE PACÍFICA, CORRESPONDÊNCIA À DESCRIÇÃO OU NÃO-VIOLAÇÃO COM REFERÊNCIA AO PRODUTO. VOCÊ ASSUME TODOS OS RISCOS RESULTANTES DO USO OU DO DESEMPENHO DOS COMPONENTES DO SO E DE QUALQUER SERVIÇO DE SUPORTE.
EXCLUSÃO DE DANOS INCIDENTAIS, CONSEQÜENCIAIS E OUTROS. NA EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, EM NENHUMA HIPÓTESE A MICROSOFT OU SEUS FORNECEDORES SERÃO RESPONSÁVEIS POR QUAISQUER DANOS ESPECIAIS, INCIDENTAIS, INDIRETOS, PUNITIVOS OU CONSEQÜENCIAIS (INCLUINDO, SEM LIMITAÇÕES, DANOS POR: POR LUCROS CESSANTES, PERDA DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS OU OUTRAS, INTERRUPÇÃO NOS NEGÓCIOS, DANOS PESSOAIS, PERDA DE PRIVACIDADE, FALHA NO CUMPRIMENTO DE QUALQUER OBRIGAÇÃO (INCLUSIVE DE BOA FÉ E COM CUIDADOS RAZOÁVEIS), NEGLIGÊNCIA E QUALQUER OUTRA PERDA FINANCEIRA OU DE QUALQUER NATUREZA) RESULTANTES DO OU DE QUALQUER FORMA RELACIONADOS COM O USO OU INABILIDADE NO USO DO SOFTWARE ATUALIZADO OU DOS SERVIÇOS DE SUPORTE OU O FORNECIMENTO OU FALHA NO FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE SUPORTE OU DE OUTRO MODO SOB OU COM RELAÇÃO A QUALQUER DISPOSIÇÃO DESTE EULA, MESMO QUE A MICROSOFT OU QUALQUER FORNECEDOR TENHAM SIDO ALERTADOS SOBRE A POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS.
LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E RECURSOS. NÃO OBSTANTE QUAISQUER DANOS QUE VOCÊ VENHA A TER POR QUALQUER RAZÃO (INCLUINDO, SEM LIMITAÇÕES, TODOS OS DANOS MENCIONADOS ACIMA E TODOS OS DANOS DIRETOS OU GERAIS), A RESPONSABILIDADE TOTAL DA MICROSOFT E DE QUALQUER UM DE SEUS FORNECEDORES SOB QUALQUER DISPOSIÇÃO DESTE EULA COMPLEMENTAR E O SEU EXCLUSIVO RECURSO PARA TODAS AS HIPÓTESES ACIMA SERÃO LIMITADOS AO VALOR EFETIVAMENTE PAGO POR VOCÊ PELOS COMPONENTES DO SO OU US$5,00 (CINCO DÓLARES AMERICANOS), O QUE FOR MAIOR. AS LIMITAÇÕES, EXCLUSÕES E ISENÇÕES DE RESPONSABILIDADE ACIMA SE APLICAM NA EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, MESMO QUE QUALQUER RECURSO NÃO CUMPRA O SEU PROPÓSITO ESSENCIAL."
Aí temos a segunda parte: "poder culpar alguém", conforme dito reiteradamente como justificativa para uso de software proprietário, também não se aplica para este tipo de licenciamento. Ou seja, o modelo comum de licenciamento de software proprietário pelo qual se pagou costuma fornecer garantias bastante equivalentes à simples utilização de SL conseguido gratuitamente".
A questão do suporte pago: muitas empresas, pequenas e grandes, fornecem diversos tipos de suportes e serviços para produtos de SL. Desta forma, você pode adquirir suporte comercial, se quiser minimizar seus riscos, de uma imensa variedade de fornecedores, de acordo com o seu bolso. Além disso, há sempre o suporte da "comunidade", presente em qualquer tipo de software, inclusive os proprietários, tendo se mostrado muito eficiente nas comunidades de SL, mas o importante é que você não está dependente apenas de suporte comunitário, muito menos preso a apenas um fornecedor.
Ideologia
SL livre é coisa de nerds e geeks?
SL é comunismo?
Mostrando o código para todos, não perco a propriedade e a segurança?
SL e CA são a mesma coisa?
O SL gera uma indepedência tecnológica, e isso contraria práticas monopolistas de algumas empresas grandes que possuem posição privilegiada e tentam mantê-la a todo custo. Para tentar continuar garantindo estes privilégios, estas empresas procuram reforçar temores com mitos como: código aberto gera insegurança, SL é comunismo, SL é difícil/para especialistas/coisa de hacker. A experiência e as demonstrações da validade do modelo bazar como ambiente de desenvolvimento de Software (ver "[http://www.ulbra.tche.br/~elgios/catedral/ A Catedral e o Bazar"), têm feito cair por terra estes preconceitos.
SL visa preservar liberdades individuais e os princípios básicos de uma economia livre moderna: competição, inovação, e combate a mono/oligopólios.
Na obra "A Catedral e o Bazar" e estudando formas de organização de companhias como Mozilla e a comunidade Linux, vemos a maturidade do modelo de organização de SL. Temos ainda RedHat, IBM, Debian, etc, que fazem um segundo estágio de QA nos pacotes de software. Por isso podemos enunciar: O SL tem um modelo maduro de organização de uma comunidade de beta-testers/co-desenvolvedores que garante um código de qualidade e adequação aos requisitos dos usuários.
Outra confusão muito comum é sobre a diferença entre software livre e software de código aberto. A diferença primordial entre o movimento Open Source(código aberto) e o SL, está no plano dos valores. Para o movimento Open Source, o fato de um software ser aberto é uma questão de praticidade, não ética. Para o SL, fala-se da questão fundamentalmente social. Para ambos os movimentos, software é uma arte e uma função social (ver Hackers e Pintores). O movimento SL, entretanto, tem uma preocupação maior em garantir os direitos e a liberdade do autor. As diferenças podem ser melhor entendidas compreeendendo a diferença entre as licenças BSD(CA) e as licenças GPL(SL), e também compreendendo a diferença entre estas e domínio público. É importante compreender que ser software livre e ver o código(ou parte dele) são coisas muito diferentes.
Adoção
Quem está usando?
Setor Público
Dataprev Interlegis Embrapa Marinha do Brasil Exército Brasileiro Aeronáutica Embratur Agência Espacial Brasileira Serpro ITI Radiobrás Cobra Tecnologia Banco do Brasil Caixa Ecônomica Federal ENAP CONAB CORREIOS Ministério do Planejamento Ministério do Desenvolvimento Agrário Ministério da Cultura Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério do Meio Ambiente Ministério da Defesa Ministério das Comunicações Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca
Empresas Privadas
Casas Bahia Lojas Renner IBM Novell Sun HP
Universidades
UFCG - Federal de Campina Grande UFRJ - Federal do Rio de Janeiro UFSC - Federal de Santa Catarina UNIRIO USP - Estadual de São Paulo UNICAMP - Estadual de Campinas UERJ - Estadual do Rio de Janeiro UNISINOS UNIVATES Estácio de Sá
Terceiro Setor e Movimentos Sociais
MST - Movimento dos Sem Terra SOCID - Sociedade Digital Coletivo Digital ANCA
SL é mais barato?
É fácil migrar para SL?
SL veio para ficar?
Grandes empresas usam SL?
Sim. Atualmente a IBM, uma das maiores, desistiu de portar o seu próprio sistema UNIX like, o AIX, para a plataforma x86 pelo alto custo decorrente. Na época, o kernel do Linux não era estável o suficiente para missões críticas. A falta de alguns driver's e serviços também eram pontos fracos no kernel de então.
A IBM decidiu apostar e implementar o que faltava. Hoje, a IBM é uma das empresas que mais investe e apóia o SL.
Agora, IBM, Sun e Google apóiam a iniciativa OpenDocument.
Porque usar SL?
O Apache (servidor web e SL) é usado em mais de 70% dos servidores web, e pode-se dizer que a Apache Foundation é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Internet. O PHP (linguagem de SL) é usado em mais de 20 milhões de sites no mundo (quase um terço dos sites dinâmicos). A IBM e a Oracle integraram o PHP e o Apache em seus produtos.
A adoção do Linux (sotware livre mais famoso atualmente) em servidores e desktops gera uma redução de custos no longo prazo (os custos de aprisionamento são quebrados, a empresa fica mais independente).
No momento, as maiores dificuldades são causadas pelo software legado, muitas vezes preso a SP, pela mudança cultural envolvida (novas habilidades e saber comprar serviços), pela imaturidade da profissão de informática (baixa capacitação/amadorismo), e o descaso com questões legais (pirataria, que faz com que o SP seja mais barato que o SL). Mas os pioneiros que enfrentaram estes problemas já estão colhendo frutos:
Um case de sucesso de migração foi o da Bombril. Veja o que o CIO, Marcelo de Cillo, relata -"Conseguimos migrar gradativamente todos os usuários do MS Mail para o ambiente Linux sem criar nenhum impacto na organização, trazendo melhorias significativas na solução técnica, assim como nos recursos disponíveis para os usuários finais".
Veja também a opinião de Rogério Oliveira, presidente da IBM Brasil - "Para países em desenvolvimento como o Brasil e governos focados em incentivar o desenvolvimento econômico e a diversificação da indústria de tecnologia da informação no país, os padrões abertos podem desempenhar um importante papel na estratégia governamental".
As empresas líderes em tecnologia no mundo estão cada vez mais aderindo a SL, nesse rol estão nomes como Wal-Mart, Cisco, HP, IBM, Pão-de-Açúcar e até diversos bancos, historicamente um setor mais conservador. Grandes parques de máquinas com sistemas Linux e outros SL estão nestas empresas e os planos de expansão para 2006 são muito ambiciosos, inclusive em Desktops e PDVs. Governos da Europa, Ásia e o Brasil também anunciam planos e o governo dos EUA é um dos maiores usuários de SL em missão crítica.
O sistema do pingüim, vedete do SL, ainda permite redução dos custos, alta disponibilidade e melhoria dos níveis de serviços prestados pela empresas. Com isso, há a criação de sistemas mais estáveis e abrangentes e a abertura de uma nova concepção para o aproveitamento de equipamentos legados. O Linux já mostrou pra que veio. Trata-se de um sistema bem sedimentado e com desenvolvimento constante. A resistência que algumas corporações apresentam ao utilizar o SO livre pode ser explicada na própria cultura organizacional e na falta de conhecimento tanto conceitual quanto técnico.
Uma das principais razões para o sucesso do Linux a longo prazo é a sua natureza de SL e os fatores decorrentes disso (Independência, customização, adequação, inovação, suporte).
Panorama para o futuro
Com a crescente popularização, o entendimento dos conceitos por trás do SL, o cada vez maior apoio de grandes empresas, que enxergam o potencial de expansão de negócios de informática potencializados pelo SL, a criação de facilidades em que os desenvolvedores e empresas têm se empenhado (ver incrível evolução do projeto KDE, as ferramentas de administração como Webmin, e outros desktops como Gnome).
De qualquer forma, uma adoção de SL bem sucedida deve conter estudos, justificativas, e, principalmente, planejamento e treinamento de técnicos e usuários.