Xadrez/Abertura: mudanças entre as edições
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A '''abertura''' é a primeira fase do jogo de xadrez, e pode, efetivamente, decidir o resultado da partida: um erro na abertura pode levar a falhas irremediáveis, como peças posicionadas longe do foco da ação do jogo, inúteis portanto, até a criação de vulnerabilidades que, exploradas corretamente pelo oponente, levam a uma derrota acachapante. Mas a abertura é também um assunto árido e extenso. Não são incomuns estudos de aberturas que levam a mais de 30 lances, partindo da posição inicial. Para o jogador novato, a enorme quantia de teoria de aberturas é intimidadora e, na verdade, paralisante. | |||
==As Aberturas e Defesas | Entretanto, com um conhecimento sólido dos princípios que orientam as aberturas, um jogador principiante verá seu jogo progredir, mesmo que seu conhecimento teórico de aberturas seja mínimo. Isto por que todas as aberturas seguem uma série de princípios básicos. Estudar e compreender estes princípios, e saber como colocá-los em prática é muito mais importante do que memorizar dezenas de lances de dezenas de aberturas diferentes: a memória pode trair o jogador, mas o princípio sempre vai servir de orientação para a escolha do melhor lance. | ||
==Princípios das Aberturas== | |||
As aberturas regem-se por alguns princípios da estratégia: o domínio do centro do tabuleiro, a coordenação das peças, e o ataque a pontos vulneráveis. Além disso, as aberturas visam a criação de oportunidades táticas para os jogadores. Em alguns casos as aberturas também servem para paralisar o jogo, anulando a força de um jogador tático, por exemplo. De qualquer forma, quando jogar uma abertura, devem-se: | |||
# fazer poucos lances de peão | |||
# movimentar cavalos e bispos antes de torres e dama | |||
# levar as peças para as casas em que são mais efetivas | |||
# colocar o rei em uma posição protegida | |||
# evitar fazer vários lances com a mesma peça | |||
# desenvolver o máximo de peças, de preferência todas elas, nas 10 primeiras jogadas | |||
===Peões=== | |||
No início da partida, os jogadores podem movimentar qualquer dos oito peões e os dois cavalos. Estas são as únicas opções no início da partida, por que os peões bloqueiam todas as outras peças. É preciso, portanto, movimentar os peões de modo a libertar as peças (bispos, dama e torres), e já buscando o controle do centro do tabuleiro. | |||
Para isto, normalmente move-se pelo menos dois peões, o peão do rei (coluna "e") e o peão da dama (coluna "d"). Também são usados em algumas aberturas os peões dos bispos (colunas "c" e "f"), embora o movimento de um peão em frente a um bispo não o libere. | |||
De qualquer forma, a abertura mais popular é "1. e4", ou seja, movimentar o peão da frente do rei duas casas. Este lance liberta o bispo do rei e a dama, e estabelece o controle da casa "d5" no centro do tabuleiro. Normalmente partidas iniciadas com este lance são chamadas de partidas abertas, e levam a um combate intenso nas casas centrais do tabuleiro. Era a abertura predileta de Bobby Fisher. | |||
O segundo lance mais popular nas aberturas é "1. d4", as aberturas da dama. Também é considerado um lance forte, já que abre o caminho para o bispo da dama, e a própria dama. | |||
Outros lances de peão iniciais são menos comuns, e alguns são considerados fracos. As aberturas de peão da torre são consideradas as piores, já que liberam uma peça que, normalmente, tem sua ação limitada nas posições iniciais, onde existem muitos peões e peças no tabuleiro. Entretanto, não se deve desprezar o jogador especializado. | |||
Para as pretas, a resposta mais comum para "1. e4" é "1...e5", "1...c6", "1...c5", que tentam também estabelecer controle do centro do tabuleiro, abrindo também o caminho para as peças. | |||
''As melhores casas para os peões são as casas centrais, nas colunas "c", "d", "e", e "f".''' | |||
===Bispos e Cavalos=== | |||
No início da partida, os bispos e cavalos geralmente gozam de mobilidade aumentada. Enquanto os peões geralmente só se movem uma casa, e as torres tem seus movimentos tolhidos pelas próprias peças, cavalos conseguem se deslocar para qualquer lado do tabuleiro rapidamente, e os bispos também são capazes de fazer pressão e controlar as diagonais principais do tabuleiro. | |||
Normalmente os jogadores procuram apoiar seus peões centrais ou atacar peões vulneráveis usando bispos e cavalos. Para os bispos, as melhores casas estão nas diagonais principais ("a1" a "h8" e "a8" a "h1"), onde é maior seu alcance, e onde eles exercem pressão sobre peões que normalmente são frágeis. Outras diagonais importantes são as imediatamente ao lado das diagonais principais, da mesma cor ou da cor diversa da diagonal principal. | |||
Os cavalos são peças de alcance médio. O fato de poderem se deslocar sobre outras peças os tornam peças especialmente úteis para proteger peões, de trás. As melhores casas para os cavalos são, portanto, as próximas aos peões centrais. Um cavalo que esteja centralizado tem seu alcance máximo (8 casas), enquanto em uma lateral ele normalmente perde duas ou quatro casas no seu alcance. | |||
''As melhores casas para os bispos estão nas diagonais principais ou próximas delas, e os cavalos devem ficar o mais centralizado possível.'' | |||
===Torres e Dama=== | |||
A Dama deve ficar protegida no início do jogo. Uma dama levada prematuramente ao centro do tabuleiro pode significar perda de tempo e de oportunidades de desenvolvimento, já que pode ser espantada facilmente por peças menores. As melhores posições para a Dama, no início do jogo, é atrás, apoiando bispos e cavalos. | |||
As Torres são as peças mais difíceis de movimentar no início da partida. Normalmente elas só são movimentadas depois de bispos e cavalos, e se limitam a ficar na mesma linha, apenas procurando as colunas centrais. | |||
''A dama deve ficar junto com as torres, atrás dos peões e peças, apoiando-as.'' | |||
===Rei=== | |||
O rei, no início do jogo, é só um estorvo. É, durante toda a partida, a peça mais delicada, e para ele se dirigem todos os ataques do adversário. É importante tirar o rei do centro do tabuleiro o quanto antes, colocando-o em uma posição protegida, guardado por peões e algumas peças. | |||
A maneira de conseguir fazer isto é rocando. O roque é um lance que realiza muito para o desenvolvimento da partida: traz para o jogo uma das torres, e protege o rei. Entretanto, o roque não pode ser feito antes do terceiro lance, já que há pelo menos um bispo e um cavalo no meio do caminho, que precisam ser retirados para que o roque seja executado. | |||
''O rei deve ser protegido, de preferência com um roque, de preferência com o roque pequeno.'' | |||
===Posição Ideal=== | |||
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| Posição ideal | |||
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6 | | | | | | | | |= | |||
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3 | | |nl|bl|bl|nl| | |= | |||
2 |pl|pl|pl|ql| |pl|pl|pl|= | |||
1 | | | |rl|rl| |kl| |= | |||
a b c d e f g h | |||
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{{Diagrama de xadrez pequeno|= | |||
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| Posição ideal - Fianqueto | |||
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7 | | | | | | | | |= | |||
6 | | | | | | | | |= | |||
5 | | | | | | | | |= | |||
4 | | | | |pl| | | |= | |||
3 | |pl|nl| | |nl|pl| |= | |||
2 |pl|bl|pl|pl|ql|pl|bl|pl|= | |||
1 | | | |rl|rl| |kl| |= | |||
a b c d e f g h | |||
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}} | |||
</table> | |||
Seguindo estas orientações, a posição que o jogador deve atingir está ilustrada no diagrama ao lado. | |||
Os bispos estão protegidos e ao mesmo tempo controlam algumas diagonais importantes. os cavalos estão centralizados e protegendo os peçoes centrais, a dama está apoiando o máximo de peças sem se expor, as torres estão conectadas e prontas a responder a qualquer ameaça, e o rei está em uma posição lateral, protegido por uma barreira de peões e um cavalo. A partir desta posição o jogador, por ter o controle do centro (os peões estão fiscalizando as casas "c5", "d5", "e5" e "f5", além de ocuparem as casas "d4" e "e4"), tem liberdade máxima para coordenar um ataque a qualquer ala do tabuleiro, buscando o rei do outro time. | |||
Outra posição utilizada com frequência é a dos fianquetos, com os bispos exercendo um controle à distância. Neste caso, o controle do centro nem sempre é exercido diretamente, e em alguns casos ele é mesmo abandonado, em troca de um controle à distância e de um avanço pelos flancos. | |||
==Aberturas e Defesas Populares== | |||
As aberturas podem ser classificadas em vários tipos: | |||
# aberturas do peão do rei ou "abertas" - 1.e4 | |||
# aberturas do peão da dama ou "fechadas" - 1.d4 | |||
# aberturas irregulares | |||
As aberturas do peão do rei podem ser classificadas conforme a resposta das pretas: | |||
# as pretas respondem com 1...e5: abertura do centro, escocesa, Giuoco Piano ou Italiana, Ruy López ou Espanhola, Dois cavalos, Ataque Max Lange, Abertura dos quatro cavalos, Abertura dos Três cavalos, Defesa Philidor, Defesa Petroff, Contra-gambito Greco, Contra-gambito do peão da Dama, Ponziani, Abertura do Bispo, Vienense, Gambito do Rei, Gambito Nórdico, Gambito Escocês, e Gambito Evans | |||
# as pretas não respondem com 1...e5: Defesa Francesa, Defesa CaroKann, Defesa Siciliana e Defesa Alekhine | |||
As aberturas do peão da Dama também podem ser classificadas conforme a resposta das pretas: | |||
===Os Gambitos=== | ===Os Gambitos=== |
Edição das 13h57min de 11 de dezembro de 2008
Predefinição:Diagrama de xadrez pequeno
A abertura é a primeira fase do jogo de xadrez, e pode, efetivamente, decidir o resultado da partida: um erro na abertura pode levar a falhas irremediáveis, como peças posicionadas longe do foco da ação do jogo, inúteis portanto, até a criação de vulnerabilidades que, exploradas corretamente pelo oponente, levam a uma derrota acachapante. Mas a abertura é também um assunto árido e extenso. Não são incomuns estudos de aberturas que levam a mais de 30 lances, partindo da posição inicial. Para o jogador novato, a enorme quantia de teoria de aberturas é intimidadora e, na verdade, paralisante.
Entretanto, com um conhecimento sólido dos princípios que orientam as aberturas, um jogador principiante verá seu jogo progredir, mesmo que seu conhecimento teórico de aberturas seja mínimo. Isto por que todas as aberturas seguem uma série de princípios básicos. Estudar e compreender estes princípios, e saber como colocá-los em prática é muito mais importante do que memorizar dezenas de lances de dezenas de aberturas diferentes: a memória pode trair o jogador, mas o princípio sempre vai servir de orientação para a escolha do melhor lance.
Princípios das Aberturas
As aberturas regem-se por alguns princípios da estratégia: o domínio do centro do tabuleiro, a coordenação das peças, e o ataque a pontos vulneráveis. Além disso, as aberturas visam a criação de oportunidades táticas para os jogadores. Em alguns casos as aberturas também servem para paralisar o jogo, anulando a força de um jogador tático, por exemplo. De qualquer forma, quando jogar uma abertura, devem-se:
- fazer poucos lances de peão
- movimentar cavalos e bispos antes de torres e dama
- levar as peças para as casas em que são mais efetivas
- colocar o rei em uma posição protegida
- evitar fazer vários lances com a mesma peça
- desenvolver o máximo de peças, de preferência todas elas, nas 10 primeiras jogadas
Peões
No início da partida, os jogadores podem movimentar qualquer dos oito peões e os dois cavalos. Estas são as únicas opções no início da partida, por que os peões bloqueiam todas as outras peças. É preciso, portanto, movimentar os peões de modo a libertar as peças (bispos, dama e torres), e já buscando o controle do centro do tabuleiro.
Para isto, normalmente move-se pelo menos dois peões, o peão do rei (coluna "e") e o peão da dama (coluna "d"). Também são usados em algumas aberturas os peões dos bispos (colunas "c" e "f"), embora o movimento de um peão em frente a um bispo não o libere.
De qualquer forma, a abertura mais popular é "1. e4", ou seja, movimentar o peão da frente do rei duas casas. Este lance liberta o bispo do rei e a dama, e estabelece o controle da casa "d5" no centro do tabuleiro. Normalmente partidas iniciadas com este lance são chamadas de partidas abertas, e levam a um combate intenso nas casas centrais do tabuleiro. Era a abertura predileta de Bobby Fisher.
O segundo lance mais popular nas aberturas é "1. d4", as aberturas da dama. Também é considerado um lance forte, já que abre o caminho para o bispo da dama, e a própria dama.
Outros lances de peão iniciais são menos comuns, e alguns são considerados fracos. As aberturas de peão da torre são consideradas as piores, já que liberam uma peça que, normalmente, tem sua ação limitada nas posições iniciais, onde existem muitos peões e peças no tabuleiro. Entretanto, não se deve desprezar o jogador especializado.
Para as pretas, a resposta mais comum para "1. e4" é "1...e5", "1...c6", "1...c5", que tentam também estabelecer controle do centro do tabuleiro, abrindo também o caminho para as peças.
As melhores casas para os peões são as casas centrais, nas colunas "c", "d", "e", e "f".'
Bispos e Cavalos
No início da partida, os bispos e cavalos geralmente gozam de mobilidade aumentada. Enquanto os peões geralmente só se movem uma casa, e as torres tem seus movimentos tolhidos pelas próprias peças, cavalos conseguem se deslocar para qualquer lado do tabuleiro rapidamente, e os bispos também são capazes de fazer pressão e controlar as diagonais principais do tabuleiro.
Normalmente os jogadores procuram apoiar seus peões centrais ou atacar peões vulneráveis usando bispos e cavalos. Para os bispos, as melhores casas estão nas diagonais principais ("a1" a "h8" e "a8" a "h1"), onde é maior seu alcance, e onde eles exercem pressão sobre peões que normalmente são frágeis. Outras diagonais importantes são as imediatamente ao lado das diagonais principais, da mesma cor ou da cor diversa da diagonal principal.
Os cavalos são peças de alcance médio. O fato de poderem se deslocar sobre outras peças os tornam peças especialmente úteis para proteger peões, de trás. As melhores casas para os cavalos são, portanto, as próximas aos peões centrais. Um cavalo que esteja centralizado tem seu alcance máximo (8 casas), enquanto em uma lateral ele normalmente perde duas ou quatro casas no seu alcance.
As melhores casas para os bispos estão nas diagonais principais ou próximas delas, e os cavalos devem ficar o mais centralizado possível.
Torres e Dama
A Dama deve ficar protegida no início do jogo. Uma dama levada prematuramente ao centro do tabuleiro pode significar perda de tempo e de oportunidades de desenvolvimento, já que pode ser espantada facilmente por peças menores. As melhores posições para a Dama, no início do jogo, é atrás, apoiando bispos e cavalos.
As Torres são as peças mais difíceis de movimentar no início da partida. Normalmente elas só são movimentadas depois de bispos e cavalos, e se limitam a ficar na mesma linha, apenas procurando as colunas centrais.
A dama deve ficar junto com as torres, atrás dos peões e peças, apoiando-as.
Rei
O rei, no início do jogo, é só um estorvo. É, durante toda a partida, a peça mais delicada, e para ele se dirigem todos os ataques do adversário. É importante tirar o rei do centro do tabuleiro o quanto antes, colocando-o em uma posição protegida, guardado por peões e algumas peças.
A maneira de conseguir fazer isto é rocando. O roque é um lance que realiza muito para o desenvolvimento da partida: traz para o jogo uma das torres, e protege o rei. Entretanto, o roque não pode ser feito antes do terceiro lance, já que há pelo menos um bispo e um cavalo no meio do caminho, que precisam ser retirados para que o roque seja executado.
O rei deve ser protegido, de preferência com um roque, de preferência com o roque pequeno.
Posição Ideal
Seguindo estas orientações, a posição que o jogador deve atingir está ilustrada no diagrama ao lado.
Os bispos estão protegidos e ao mesmo tempo controlam algumas diagonais importantes. os cavalos estão centralizados e protegendo os peçoes centrais, a dama está apoiando o máximo de peças sem se expor, as torres estão conectadas e prontas a responder a qualquer ameaça, e o rei está em uma posição lateral, protegido por uma barreira de peões e um cavalo. A partir desta posição o jogador, por ter o controle do centro (os peões estão fiscalizando as casas "c5", "d5", "e5" e "f5", além de ocuparem as casas "d4" e "e4"), tem liberdade máxima para coordenar um ataque a qualquer ala do tabuleiro, buscando o rei do outro time.
Outra posição utilizada com frequência é a dos fianquetos, com os bispos exercendo um controle à distância. Neste caso, o controle do centro nem sempre é exercido diretamente, e em alguns casos ele é mesmo abandonado, em troca de um controle à distância e de um avanço pelos flancos.
Aberturas e Defesas Populares
As aberturas podem ser classificadas em vários tipos:
- aberturas do peão do rei ou "abertas" - 1.e4
- aberturas do peão da dama ou "fechadas" - 1.d4
- aberturas irregulares
As aberturas do peão do rei podem ser classificadas conforme a resposta das pretas:
- as pretas respondem com 1...e5: abertura do centro, escocesa, Giuoco Piano ou Italiana, Ruy López ou Espanhola, Dois cavalos, Ataque Max Lange, Abertura dos quatro cavalos, Abertura dos Três cavalos, Defesa Philidor, Defesa Petroff, Contra-gambito Greco, Contra-gambito do peão da Dama, Ponziani, Abertura do Bispo, Vienense, Gambito do Rei, Gambito Nórdico, Gambito Escocês, e Gambito Evans
- as pretas não respondem com 1...e5: Defesa Francesa, Defesa CaroKann, Defesa Siciliana e Defesa Alekhine
As aberturas do peão da Dama também podem ser classificadas conforme a resposta das pretas:
Os Gambitos
Em xadrez gambito é um peão oferecido de graça ao adversário na esperança de que ao capturar o peão ele perderá o domínio do centro do tabuleiro. Vejamos agora o básico a respeito dos gambitos mais famosos:
Gambito do Rei
O gambito do rei é o segundo gambito mais famoso porém jogá-lo exige certo conhecimento dos possíveis contragambitos que levam à um meio jogo complicado onde as pretas podem lutar com alguma eficiência pelo centro, vamos ver como se faz:
Primeiro obviamente se move o peão do rei:
1_e4
Então o próximo passo é torcer para que o adversário faça o mesmo. Mas por motivos acadêmicos vamos supor que ele fez mesmo a seguinte jogada:
1_e4 e5
Aí é que entra o gambito, logo se oferece um peão que se capturado fará com que o adversário perca o domínio do centro do tabuleiro, o único peão que se enquadra nisso é o peão do bispo do rei:
1_e4 e5 2_f4
Aí o adversário pode ou não pegar o peão neste ponto chegamos numa encruzilhada:
Gambito do Rei Aceito
O Gambito aceito se faz quando o adversário toma o peão.Vamos supor que o jogador de pretas tome mesmo o peão.
1_e4 e5 2_f4 exf4
Pronto, temos o gambito, note que o peão do adversário não domina mais o centro do tabuleiro, apartir daí a melhor jogada para as brancas é Nf3 pois ambas dominam o centro muito bem.
Gambito do Rei Recusado
Gambito recusado é quando o jogador não come o peão.Então vamos supor que o jogador de pretas recusou seu gambito e se defendeu com o cavalo por exemplo (não é uma defesa comum).
1_e4 e5 2_f4 Nc6
Neste ponto é sempre melhor jogar o cavalo e nunca capturar o peão adversário pois com certeza ele irá pegar um ou dois de peões com os movimentos de dama partindo-se de Qh4+ Assim:
1_e4 e5 2_f4 Nc6 3_Nf3 ...
Contragambito Falkbeer
Um contragambito é a oferta de um peão em resposta à um gambito. Vejamos a linha principal do gambito falkbeer:
1_e4 e5 2_f4 d5 3_exd5 e4 4_d3
Gambito da Dama
Ele segue a mesma linha do gambito do rei só que é bem mais famoso e tenho que arriscar bem mais seguro de usar.
Primeiro o peão da Dama:
1_d4
E assim como no gambito do rei torcer para que o adversário faça o mesmo.
1_d4 d5
Aí vem o gambito que será o peão do bispo
1_d4 d5 2_c4
Aí chegamos no ponto de gambito aceito ou recusado
Gambito da Dama Aceito
Vamos supor que ele tenha comido seu peão, o que quase sempre acontece no caso do gambito da dama.
1_d4 d5 2_c4 dxc4
aí aquela gama de movimento se abre você pode mover seu cavalo para Nc3 o peão do rei para e4 ou (não recomendo pois causa uma pequena e significativa perda de tempo) pegar o peão dele para equilibrar as peças, os outros movimentos citados não merecem ser descritos aqui por serem muito simples portanto só descreverei a captura do peão:
1_d4 d5 2_c4 dxc4 3_Qa4+ Bd7(ou outra defesa) 4_Qxc4
Gambito da Dama Recusado
Agora vamos supor que na jogada 2 das pretas o jogador não quis tomar o peão oferecido preferindo defendê-lo.Desta forma temos várias defesas a partir daí porém as duas mais famosas são a Tarrach e a Eslava.
Defesa Eslava
A defesa eslava é a variante mais jogada do gambito recusado ao longo dos anos, porém atualmente ela vem perdendo espaço para a Tarrach (2_c4 e6) Na defesa Eslava temos:
1_d4 d5 2_c4 c6
Em sua linha principal temos então: 3_Nf3 Nf6 4_e3 Bf5
Defesa Tarrash
A defesa Tarrach começa naturalmente com o Gambito da Dama:
1_d4 d5 2_c4 Ao qual segue-se: 2_... e6 3_Nc3 c5
Linha Principal
A linha principal da Tarrach é:
4_cxd5 exd5 5_Nf3 Nc6 6_g3 Sendo a continuação mais comum: 6_... Nf6 7_Bg2 Be7
Ambos os lados assim tem um bom centro, e ambos os jogadores estão empatados no número de tempos (5x5).
Aberturas
A abertura baseia-se em dois princípios básicos: O domínio do centro do tabuleiro e o desenvolvimento das peças e todas, sem exceção estão subordinadas a estes objetivos sendo que qualquer lance que não os atenda se categorize como uma perda de tempo.
Abertura Ruy Lopez ou Partida Espanhola
A abertura Ruy Lopez a 2ª mais usada pelos grandes mestres do xadrez atual (perdendo apenas para a defesa siciliana).Vejamos agora os primeiros passos para executá-la:
Primeiro saímos com o peão do rei:
1_e4
Então esperamos a reposta do adversário para ser seguro realizar a Ruy Lopez ela terá que ser ou com o peão do rei ou com o cavalo do rei mas isto não muda as jogadas das brancas.
1_e4 e5
Na próxima rodada é a vez do cavalo branco sair.
1_e4 e5 2_Nf3
Agora como quase todo jogador faz é provável que ele saia com o cavalo se ele começou com o peão e vice-versa.
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6
Agora entra a marca da Jogo Espanhol, o bispo na diagonal do cavalo, assim:
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bb5
A partir daí entram as variantes dessa abertura.As mais famosas são:
Variante das Trocas
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bb5 a6 4_Bxc6 dxc
Uma variante simples que garante as brancas uma vantagem posicional considerável pois o peão preto na casa c7 é débil (Pouco defendido e sem mobilidade por efeito de um peão do mesmo jogador)
Variante Aberta
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bb5 a6 4_Ba4 Nf6 5_O-O Nxe4 6_d4 b5 7_Bb3 d5 8_dxe Be6
Nesta variante as pretas aproveitam a falta de coragem das brancas em oferecer o bispo para ganhar vantagem na luta pelo domínio do centro do tabuleiro.
Contra-Ataque Marshall
1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bb5 a6 4_Ba4 Nf6 5_ O-O Be7 6_Re1 b5 7_ Bb3 O-O 8_c3 d5!? 9exd
Neste ponto as pretas em geral jogam 9_... Nxd5 ou 9_... e4.
Abertura Giuoco-Piano ou Partida Italiana
É uma abertura clássica e foi muito jogada no século 19 e 20. É rica em variantes, gambitos e truques, a maioria porém muito conhecida e estudada. A giuoco-piano começa por: 1_e4 e5 2_Nf3 Nc6 3_Bc4 Bc5
Linha Principal
4_c3 Nf6 5_d3 d6 6_O-O O-O
Seguindo-se Bb3 ou outro lance.Esta é uma linha de lento desenvolvimento de peças que leva à um meio jogo interessante.
Gambito Evans
O gambito evans que é uma interessante alternativa para os jogadores arrojados, envolve alguns sacrifícios: 4_b4 Bxb4 5_c3 Ba5
Outra Linha
Também há uma outra linha de sacrifícios, que não foi batizada de nenhum nome específico. Nela temos: 4_c3 Nf6 5_ d4 exd4
Seguindo-se usualmente cxd4 ou mesmo O-O.
Defesa Petrov ou Defesa Russa
A petrov é a segunda defesa mais jogada na linha 1_e4 e5 2_Nf3
A defesa petrov inicia-se por:
1_e4 e5 2_Nf3 Nf6
Linha Principal
Na sua linha principal temos:
3_Nxe5 d6 4_Nf3 Nxe4 5_d4
Seguindo-se normalmente 5_... d5
Armadilha na Defesa Petrov
Esta armadilha inicia-se por:
1_e4 e5 2_Nf3 Nf6 3_Nxe5 Nxe4? 4_Qe2! e se: 4_... Nf6?? Temos: 5_Nc6+!!
E as pretas nescessariamente perdem a rainha em geral por: 5_... Qe7 6_ Nxe7 Bxe7
Defesa Siciliana
Essa é a abertura mais utilizada pelos mestres de hoje em dia e quase sempre começa por 1_e4 c5 2_Nf3. Isso leva o jogo a situações complicadas. Normalmente o jogador preto responde de 3 formas: 2...d6, 2...Nc6, e 2...e6.
2...d6
O mais comum movimento, o movimento das pretas abrem para seu bispo e defendem a casa e5. Jogos usualmente continuam com 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 onde as pretas usualmente jogam a variante Dragão (5...g6), Najdorf (5...a6), Clássica (5...Nc6), ou Scheveningen (5...e6).
Dragão
As pretas podem adotar uma variedade de iniciativas, entre elas a variante Dragão, que se caracteriza por:
1.e4 c5 2.Nf3 d6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 g6
Najdorf
O mais popular sistema siciliano é o Najdorf, que se caracteriza pelos movimentos:
1.e4 c5 2.Nf3 d6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 a6
Clássico
1.e4 c5 2.Nf3 d6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 Nc6
Scheveningen
1.e4 c5 2.Nf3 d6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 e6
2...Nc6
Sveshnikov
1.e4 c5 2.Nf3 Nc6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 e5 6.Ndb5 d6 7.Bg5 a6 8.Na3 b5 9.Bxf6 10.Nd5
Dragão Rápido
1.e4 c5 2.Nf3 Nc6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 g6
Rossolimo
1.e4 c5 2.Nf3 Nc6 3.Bb5
2...e6
Taimanov
1.e4 c5 2.Nf3 e6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nc6
Kan
1.e4 c5 2.Nf3 e6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 a6
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Defesa_siciliana"