Ícone do site Planeta Download

O Que Significa A Internet 5G Para O Brasil?

O Que Significa A Internet 5G Para O Brasil

Inovação inspira um cuidado muito maior com a estabilidade da rede, diz especialista

A notícia da chegada da Internet 5G é ótima. Entretanto, é necessário manter os olhos abertos para a conduta daqueles que, por lei, têm a obrigação de nos defender.

A partir de 6 de julho, a Internet 5G está disponível em Brasília. A cidade federal mais importante foi selecionada para estrear a conexão de internet mais atualizada, que poderia ser até 100 vezes mais imediata do que a comum. Uma fita, por exemplo, que levaria cerca de 35 minutos para baixar com a conexão 4G, não levará mais do que 21 segundos para baixar com a conexão 5G.

Em outras palavras, a latência, ou seja, o tempo que decorre entre o pedido e a resposta, é reduzido. Os dias (ou segundos) do círculo que transmite a iniciativa de que o conteúdo está sendo carregado são numerados. Os benefícios em tempos de transformação digital no planeta corporativo têm o potencial de ser vistos, especialmente na qualidade das chamadas de vídeo e na visualização de conteúdos como cursos, conferências e workshops.

Outro impacto positivo pode vir rapidamente no mercado da Internet das Coisas. Assistentes como o Alexa já respondem aos comandos de voz com extrema precisão e um único comando pode escurecer luzes, trancar portas, ligar o aquecimento e fechar janelas, entre outras automatizações.

Outros setores que têm o potencial de experimentar imediatamente a 5ª geração da revolução da Internet são a telemedicina e o agronegócio. Os médicos poderão fazer consultas on-line com muito mais qualidade, bem como métodos especializados como endoscopias e ultra-sonografias, e realizar cirurgias complicadas com extrema conectividade, rapidez e segurança.

O agronegócio, por sua vez, poderá se beneficiar de 5G e assim aumentar a disponibilidade de alimentos. Satélites, drones e colheitadeiras poderão ser conectados e se comunicar uns com os outros.

Entretanto, é provável que os perigos aumentem e ofereçam oportunidades. É assim que Edmar Araujo, diretor geral da Associação Brasileira de Autoridades de Registro (AARB) o prevê. De acordo com ele, a inovação inspira muito mais cuidado com a estabilidade da rede. Os cibercriminosos vão poder entrar em casa sem visitar a Internet, devido ao fato de que uma conexão sem estabilidade significará uma residência sem fechaduras.

“Estamos falando de uma revisão forçada do uso de algoritmos e criptografia. No Brasil, estas questões ainda são tratadas com irresponsabilidade definitiva, e todos os dias são vazados dados individuais em uma escala aparentemente incontrolável, com especial preocupação para aqueles que permanecem na posse de 2 autoridades públicas. Não estamos falando de informações pessoais sensíveis sendo vendidas na Internet, mas dos hábitos de consumo e do comportamento de famílias inteiras à disposição de fraudadores, ladrões e seqüestradores”, diz Araujo.

“A notícia da chegada da Internet 5G é ótima”. Entretanto, devemos manter nossos olhos bem abertos sobre o comportamento daqueles que, por lei, têm a obrigação de nos proteger”, acrescenta ele.

Website: http://www.aarb.org.br

Sair da versão mobile