Ícone do site Planeta Download

QR Code: Ferramenta Pode Ser Usada Para Roubo De Dados   

QR Code Ferramenta Pode Ser Usada Para Roubo De Dados

Uma ferramenta cada vez mais presente na vida diária dos indivíduos pode trazer perigos, colocando dados privados e confidenciais nas mãos dos criminosos.

“A população o usa o código QR automaticamente sem prestar atenção ao URL que está entrando.

O código QR é uma forma de armazenar dados que podem ser lidos com um smartphone ou outro dispositivo. O código tornou-se popular em toda a doença pandêmica Covid-19 e foi usado para contornar o contato com objetos como cardápios de restaurantes, cartões de visita, e hoje é até mesmo usado para pagamentos. Feiras e eventos, em sua maioria, colocam um código QR em seu estande para endereçar seus contatos e até mesmo para pesquisas de mercado e atividades de marketing. De acordo com dados da Febraban, 35% dos clientes brasileiros com smartphones já utilizaram QR Codes para fazer compras ou transferir dinheiro.

Apesar de sua praticidade, o QR Code não é menos vulnerável a ataques do que outras formas de tecnologia. “A população está acostumada a digitalizar o QR Code automaticamente sem prestar atenção ao URL que está entrando ou mesmo se estiver baixando um documento”, adverte Diogo Nakazawa, gerente comercial da Zyxel Brasil, uma tecnologia transnacional. Uma pesquisa realizada pela MobileIron, um provedor de plataformas de estabilidade móvel, reforçou a falta de preparação do usuário. Dos 2.100 clientes americanos e britânicos pesquisados, quase 75% não conseguiam distinguir entre um código QR legítimo e um código malicioso.

Este comportamento abre a porta para que os crackers quebrem os códigos de estabilidade e acessem as informações sensíveis e os dados individuais daqueles que entram no Código QR. Também é possível que o URL direcione o indivíduo para um local malicioso ou mesmo abra um aplicativo no smartphone, fazendo com que ele execute alguma ação.

Uma maneira de defender a rede contra intrusões e arquivos maliciosos é aumentar a estabilidade de navegação, como com o Firewall UTM. Fabricado por grandes organizações tecnológicas, o dispositivo tem um grupo de características e serviços de estabilidade, tais como antivírus e AntiSpam, bem como filtros de conteúdo e aplicativos, que ajudam as organizações a impedir a invasão ou a implantação de arquivos maliciosos em seus códigos QR.

“As vantagens também se estendem aos usuários, uma vez que estar conectado a uma rede segura através de um Firewall UTM torna possível bloquear o site malicioso, impedindo a entrada imprópria e insegura”, conclui Diogo Nakazawa.

Website: https://www.zyxel.com/br/pt/homepage.shtml

Sair da versão mobile