Esperanto/Leciono 4
Lição 4 - Orações, Acusativo, Aumentativo, Diminutivo, Números
A Oração
Sujeito ----------> Verbo --> Objeto Direto
(agente) --------> (ação)--> (receptor)
A mãe ama o filho
La patrino amas la filoN
O bom aluno fez a lição grande
La bona lernanto faris la grandaN lecionoN
As grandes famílias tem amplas casas
La grandaj familioj havas vastajN domojN
Eu chamei você e meus irmãos
Mi vokis viN kaj miajN fratojN
Acusativo
Você deve ter notado que o receptor da ação (objeto direto), em Esperanto, recebe a terminação "-n" (acusativo) no substantivo, no adjetivo, no plural e no singular e ainda nos pronomes pessoais e possessivos.
O Esperanto é uma língua que permite uma grande flexibilidade de posição dos elementos da frase, invertê-los é um dos recursos poéticos e de ênfase que praticamente não dispomos em outros idiomas, mas a nível rotineiro preferimos a ordem direta:
----> La patro vokis la filon (O pai chamou o filho).
mas há pelo menos mais seis possibilidades que não prejudicam em absoluto a compreensão da frase:
la patro la filon vokis,
la filon la patro vokis,
vokis la patro la filon,
la filon vokis la patro,...
Outros tipos de orações
Recebem o acusativo só as orações que têm um verbo transitivo, por exemplo: comer, chamar, anunciar, etc
Mas alguns verbos terminam a ação em si mesmo e não pedem acusativo, por exemplo:
La homo vivas (O homem vive);
La birdo kantas (o pássaro canta)
La bruo ĉesis ( O barulho cessou).
Como você vê, tais frases não pedem acusativo, pois a ação termina em si mesma. Mas cuidado, pois às vezes, por uma questão de estilo, podemos inverter a posição do sujeito com o verbo e continua-se não necessitando do acusativo:
Vivas la homo; kantas la birdo; ĉesis la bruo.
A oração predicativa
Como no português, há certos verbos em Esperanto que expressam simplesmente uma qualificação (predicativo) do sujeito ou do objeto e, portanto, não transmitem qualquer ação. Por exemplo, os verbos, ser, estar, parecer, permanecer. Como esses verbos não transmitem qualquer ação, eles não pedem o acusativo.
> La birdo estas bela (O pássaro é belo)
> la maro ŝajnas trankvila ( O mar parece tranqüilo ).
> Li estas instruisto (Ele é professor)
Portanto, muito cuidado para não colocar o acusativo depois do verbo "ESTI", pois o predicativo não pede acusativo.
Os Pronomes Interrogativos KIO, KIA, KIU
KioN li faris? Li faris tabloN. (O que ele fez? Ele fez uma mesa).
KiaN tabloN li faris? GrandaN tabloN.(Qual tipo de mesa ele fez? Uma mesa grande).
KiajN librojN vi aĉetis? TeknikajN librojN. (Quais livros você comprou? Livros técnicos).
KiuN vi vidis? Mi vidis liN. (Quem você viu? Eu o vi).
KiujN vi invitis? Mi invitis miajN lernantojN (Quem você convidou? Convidei meus alunos).
Veja que os interrogativos em Esperanto que perguntam por coisas (KIO= o que?), por qualidade, espécie (KIA, KIAJ?= de que tipo?), e por individualidade (KIU, KIUJ= Quem, Quais?) recebem o acusativo se estiverem perguntando pelo receptor da ação (objeto direto).
Porque "BonaN TagoN" tem acusativo?
Esta expressão pertence ao tipo de frases elípticas, isto é aquelas que subentendem uma frase anterior, por exemplo:
Mi deziras al vi bonaN tagoN! (Desejo-lhe um bom dia!)
Como BONAN TAGON está na situação de ser desejado (receptor da ação), ele leva o acusativo. Da mesma forma temos:
>Bonan Matenon!(Bom dia! Usado bem cedo, pela manhã até umas 10h)
>Bonan Tagon! (Bom dia e Boa Tarde, usado até a tardinha)
>Bonan Vesperon!(Boa noite, mas quando você está chegando à noite)
>Bonan Nokton! (Boa noite, mas quando você está indo dormir)
>Dankon! (Obrigado)- Ne dankinde! (De nada!)
>Saluton! (Olá) ,mas,
>ĝis Revido! (Até a vista). Nesse caso, REVIDO não tem acusativo pois depois de preposição(ĝis=até) não se coloca acusativo.
O Pronome "si" e o possessivo "sia"
O pronome "si" em Esperanto é reflexivo e se refere só a terceira pessoa, tanto do plural quanto do singular que esteja no sujeito da oração:
> Li parolis pri si ( Ele falou sobre si ).
> La homoj devus vivi inter si harmonie
(Os homens deveriam viver entre si em harmonia).
> ŝi batalis kun si. (Ela lutou consigo mesma).
> Li vidis sin en la spegulo. (Ele se viu no espelho)
Da mesma forma, usa-se o seu correspondente "sia":
> Li venis kun sia filo... ele veio com seu(próprio) filho
> Li venis kun lia filo... ele veio com o filho que é de um outro, mas não dele mesmo. Como não se pode usar "si" e "sia" no sujeito, pois está sempre no complemento, deve-se dizer, por exemplo: Li kaj lia filo venis.
O aumentativo e o diminutivo
O sufixo "-EG" é o que traz a idéia do aumentativo, e o sufixo "-ET" do diminutivo:
domo - domego - dometo (casa - casarão - casinha)
varma - varmega - varmeta (quente - ardente - morno)
ridi - ridegi - rideti (rir - gargalhar - sorrir).
Algumas palavras em Esperanto, com estes sufixos, podem traduzir situações específicas e, portanto, não necessariamente maiores ou menores fisicamente:
pordo - pordego (porta-portão);
korto - kortego (pátio - corte real);
nazo - nazego (nariz - focinho);
stelo - steleto (estrela-asterisco);
ruĝa - rugeta (vermelho - avermelhado);
Os Números em Esperanto
1>unu 2>du 3>tri 4>kvar 5>kvin 6>ses 7>sep 8>ok 9>naŭ 10>dek
11>dek unu 12>dek du 13>dek tri 14>dek kvar 15>dek kvin 16>dek ses
17>dek sep 18>dek ok 19>dek naŭ 20>Dudek
21>dudek unu 22> dudek du ...
30>tridek 31> tridek unu ...40>kvardek ... 50>kvindek.. 60>sesdek>.. 70>sepdek .. 80>okdek ...90>naŭdek.. 99>naŭdek naŭ
100> cent.. 101>cent unu .. 128>cent dudek ok .. 256> ducent kvindek ses.. 801>okcent unu ...999> naŭcent naŭdek naŭ
1000> mil .. 1200> mil ducent.. 1789> mil sepcent okdek naŭ.. 2000> du mil ..4356> kvar mil tricent kvindek ses.. 375678> tricent sepdek kvin mil sescent sepdek ok
Resumo da Quarta Lição
Nesta lição você aprendeu os seguintes assuntos:
>A oração transitiva e o acusativo.
>As orações não transitivas.
>A oração predicativa
>KioN, KiuN, KiaN
>Porque se diz " BonaN TagoN "
>O pronome "si" e "sia"
>O aumentativo (sufixo -EG-)
>O diminutivo (sufixo -ET-)
>Os números: unu, du, tri, kvar, kvin, ses, sep, ok, naŭ,dek
Antes
de passar a frente diga em voz alta estes números:3 - 46 - 78 -
167
- 323 - 967 - 1345 - 23589
Agora faça o Exercício
n°4.
^Esperanto^ | Ekzercoj 3 | Leciono 4 | Ekzercoj 4