Tornando-se profissional em Blender 3D: mudanças entre as edições
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Edição atual tal como às 15h42min de 27 de novembro de 2014
Sobre este livro
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Introdução
Este livro compõe uma série de tutoriais que visam ajudar novos leitores a aprender sobre o Blender. O nível de dificuldade dos tutoriais aumenta de acordo com sua ordem. Assim sendo, Iniciantes no Blender devem seguir os tutoriais em sua ordem. Usuários intermediários podem iniciar no tutorial que julgarem mais adequado. Usuários avançados são aconselhados a iniciar e contribuir em quaisquer tutoriais.
A última versão do Blender pode ser obtida aqui.conteúdo em inglês
Este é apenas um dos muitos Wikilivros sobre Blender. Dê uma olhada no conteúdo complementar. Para um Wiki com informações mais técnicas sobre Blender, por favor veja The Blender Wiki. Predefinição:Livro
Divisões Básicas do Livro
- Os Tutoriais para Iniciantes tem como objetivo ensinar o uso das ferramentas e atalhos de teclado disponíveis no Blender. Este é o conteúdo mais técnico.
- Os Tutoriais Intermediários são voltados para a aplicação artística do uso das ferramentas ensinadas nos tutoriais para iniciantes.
- Os Tutoriais Avançados tem como foco a utilização das funções avançadas do Blender, como por exemplo, utilização de scripts em python para desenvolvimento de animações, modelagem avançada, etc. .
Índice
Etapas de desenvolvimento - 5 fases | ||||
---|---|---|---|---|
Quase nenhum texto: | Texto em criação: | Texto em maturação: | Texto desenvolvido: | Texto abrangente: |
Preliminares
Introdução
- Prefácio
- O que é o Blender
- Principais características
- A História do Blender
- Instalando o Blender
- Software Livre e a GPL
- Colaboradores deste Livro
Ajuda no Blender
Glossário
Capítulo 1: Conhecendo o Blender
Saber o que você está fazendo
Pensando em 3D
Conhecendo a Interface Gráfica
Capítulo 2: Criação e Habilidades
Aprendendo a Modelar
Modelando um personagem simples
- Detalhando um personagem simples I
- Detalhando um personagem simples II
- Criando um chapéu simples
- Colocando o chapéu no personagem
- Usando Bones
Praticando as habilidades
- Criando montanhas
- Modelando um vulcão
- Modelando um homem biscoito
- Modelando pinguins
- Modelando um dado
- Modelando um cálice de prata I
- Modelando um cálice de prata II
- Modelando um jipe militar
- Paraquedas em 3D
- Modelando uma cabeça
- Construindo uma casa
- Junção de tubos
Criando modelos a partir de imagens
Curvas
- Introdução às curvas Bezier
- Curvas em 3D
- Modificando malhas usando modificador de curvas
- Meta-Objetos
Materiais e Texturas
Usando Materiais e Texturas
- Usando texturas
- Simulando transparência
- Ondas do mar
- Mais montanhas
- Textura de carpete
- Modelando um olho I
- Modelando um olho II
Mapas UV
Capítulo 3: Ampliando Horizontes
Iluminação
Configurações do 'Render'
- Opoções dos formatos de saída
- Olhando tudo ao redor - Configurações de Panorama
- Outras importantes Opções do Render
- Opções do Render Yafray
- Estampar
- Renderização de 2D, Desenho e CAD
Animação Básica
- Layout da tela
- Modificador Lattice
- Uma bola pulando
- Criação básica de água corrente|
- Voar através de um Canyon
- Usando o seqüenciador para compilar quadros em uma animação
Sistemas de Partículas
Soft Bodies
O Básico do Mecanismo de Jogos do Blender
- Plataforma: Controles e movimento
- Labirinto com obstáculos e níveis
- Plataforma: Melhorando os movimentos
- Como fazer um executável
- Panorama em 360º
- Ponteiro de mouse
- Texto em BGE (Blender Game Engine)
- Plataforma Python: Criação
Capítulo 4: Decolando com Tutoriais Avançados
Python Scripting
- Introdução ao Python
- Exportar scripts
- Importar scripts
- Procedimentos para criação do objeto
- Scripts para modificar malhas
- Criação de uma interface gráfica para o seu script
Modelagem Avançada
Material e Textura Avançados
Animação Avançada
- Introdução ao Nível Avançado
- Visita guiada
- Exemplo de trabalho: Bob
- Exemplo de trabalho: Pistão, biela e pêndulo
- Exemplo de trabalho: Corte através do aço
Mecanismo de jogos Avançado
Ligações externas
- Tutorial em vídeo do Blender, com narração em português
- Blender 3D: Blending Into Python — Python Cookbook, Optimization Guide and Script Tutorials.
- Blender 3D: HotKeys — hotkeys reference
- Blender 3D: MemoBook — tips and tricks
- Blender 3D: Reference Guide — guia de referência
- Blender 3D: Tutorial Links List — tutorials from all over the Web
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