Overclock: Como otimizar o desempenho do meu jogo?

Overclock: Como otimizar o desempenho do meu jogo?

Não existem grandes segredos para fazer overclock e isso pode melhorar demais a velocidade projetada pela placa de vídeo, aumentando a velocidade do desempenho e da rodagem dos jogos.

Embora seja necessário entender um pouco das configurações de softwares, é uma das maneiras de deixar o pc mais rápido para jogar, sem gastar nada com isso.

Para ativar esse modo “turbo” do computador e melhorar o desempenho dos jogos, fazer overclock na placa de vídeo é o pontapé inicial.

Além de exigir um pouco de paciência, também é necessário a realização de alguns testes, para verificar a estabilidade e configurações, evitando riscos maiores.

Aumentando a velocidade do clock

Para começar o overclock, o primeiro passo é abrir a MSI Afterburner. Até aqui, é preciso pesquisar e descobrir quais as configurações necessárias para otimizar o desempenho do jogo, e descobrir se a sua máquina tem essas capacidades.

Feito isso, coloque o clock dentro do MSI em 10 KHz, e selecione “aplicar”. Para descobrir se essa configuração deu certo, vá até a área do GPU-Z e verifique se as configurações de lá são as mesmas.

Em seguida abra o Heaven e da mesma maneira que fez a troca de configurações para overclock antes, faça igual onde estiver escrito “Benchmark”.

Depois dessa etapa, se tudo estiver nos conformes, é possível que o desempenho melhorado se mantenha estável e assim, é possível jogar, com a capacidade melhorada do computador.

Possíveis problemas

É possível que em algum momento haja problemas, tanto no Heaven que pode apresentar telas pretas, ou no driver que pode travar a placa de vídeo e ela não funcionar. Nesse caso é preciso voltar a configurar.

Em problemas mais sutis, é possível que na tela você veja um pouco de travamento, alguns pontinhos pretos na tela, manchas ou linhas de cores diferentes. Isso indica que há um problema com a overclock e por isso, é preciso realizar configurações novamente.

Os testes precisam ser feitos jogando, só assim é possível saber se está havendo alguma alteração ou problema de instabilidade do jogo. Faça as configurações necessárias para overclock, e depois jogue para testar se deu certo. 

Como analisar a overclock?

Existem, na atualidade, uma série de softwares que permitem que realizemos uma análise da overclock. Entretanto, há um em especial que chama ainda mais a atenção dos gamers: MSI Afterburner.

O MSI Afterburner permite que você configure até mesmo a temperatura da sua placa de vídeo e saiba todas as especificações dela, especialmente o FPS que é um dos aspectos mais importantes.

Ele é usado pela plataforma do Adrenaline para a realização de testes de placas de vídeos atuais ou mais antigas para que consigam responder: até quando esse hardware vale a pena e compensa?

Ele é usado pela plataforma do Adrenaline para a realização de testes de placas de vídeos atuais ou mais antigas para que consigam responder: até quando esse hardware vale a pena e compensa?

Existem outras opções que são bastante aceitas como é o caso da Nvidia que possui uma plataforma para isso. Entretanto, somente os usuários das placas de vídeo da empresa conseguem usar.

Já no caso da MSI Afterburner, qualquer pessoa consegue baixar no computador, independente da marca do hardware de sua máquina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *