Por que SSD é mais rápido que o HD? O que permite isso?

Por que SSD é mais rápido que o HD? O que permite isso?

Você sabe quais as principais diferenças entre a HD comum e a SSD? O tipo de tecnologia de armazenamento evoluiu muito nos últimos anos, e por isso, os dois principais formados ainda geram algumas dúvidas, principalmente porque o SSD é mais rápido. Para entender as principais diferenças e porque isso acontece, continue lendo.

O Hard Disc (HD)

Os discos rígidos ou HDs, usam uma tecnologia da década de 50, usada na forma de discos móveis para armazenar informações e dados, fazendo e leitura e escrita com um braço mecânico.

O Solid State Drive (SSD)

Enquanto isso, a SSD foi criada, e como o próprio nome diz, ela não comporta partes móveis, com isso, se torna menos volátil. Foi desenvolvida e criada na década de 70, inicialmente desenvolvidas para empresas e usuários comuns. Até que em 2000 o SSD é mais rápido que as HDs comuns.

Além disso, a SSD usa um sistema de armazenamento em células dentro da memória flash, a mesma tecnologia que hoje é usada nos smartphones.

Cada uma dessas células, possui um controlador, e é responsável por fazer a comunicação entre o transistor e o computador. Quando há carga elétrica a tensão empurra as informações, e assim os dados são escritos para depois serem lidos quantas vezes for necessário.

Vantagens – SSD é mais rápido mesmo?

O SSD é mais rápido e isso porque sua velocidade de escrita é muito mais alta que a HD comum, sendo, uma ótima alternativa para quem usa muitos programas instalados, ou possui um sistema operacional mais pesado.

Além disso, oferece ótima resistência, o que garante um pouco menos de danos em computadores móveis do que uma HD comum.

Os preços das SSDs são mais cara, mas devido a quantidade de vantagens vale a pena o investimento. Sem contar que são mais modernas, possuem uma tecnologia mais nova e com isso, garantem um pouco mais de durabilidade e qualidade.

Algo que as HDs comuns já não oferecem esse tipo de capacidade. A única desvantagem é sobre o armazenamento, que para SSD ainda não existem grandes capacidades de espaço dentro do comparativo.

SSD é mais rápido, isso é um fato. Entretanto, com o valor que se consegue comprar 250 GB, muitos compram 1 TB em sites de tecnologia como o Kabum e Terabyteshop.

Outro ponto é que ele estraga mais facilmente já que é feito com um material bem mais frágil que o tradicional. Portanto, é necessário tomar muito cuidado com o transporte.

Valores

Os valores dependem de vários aspectos diferentes, especialmente a marca e a quantidade de espaço. Quanto mais espaço se procura para o SSD, mais deve-se investir para isso.

Entretanto, vale ressaltar que é um investimento que realmente vale a pena, principalmente para aqueles que querem jogar em 4K e editar gráficos e vídeos mais pesados. Deixa o computador ou PC gamer ainda mais robusto e avantajado.

O HD, por ser anterior a nova tecnologia e mais antigo, costuma ter os valores menores e também um maior volume, ele não estraga tão fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *