Como fazer declaração de imposto de renda?

Como fazer declaração de imposto de renda

Como fazer declaração de imposto de renda? Sempre que um novo ano começa, surge uma pergunta comum: como declarar o imposto de renda? 

O apelido de imposto de renda do Brasil é o Leão, que existe desde 1922, mas ainda levanta muitas questões por parte dos contribuintes do país. 

Se você é uma daquelas pessoas que não sabe como declarar o imposto de renda, você veio ao lugar certo. 

Neste conteúdo, responderemos aos principais questionamentos sobre o assunto, incluindo as regras da declaração e como sua aplicação financeira deve figurar nela.

Como fazer declaração de imposto de renda? Quando declarar?

O imposto de renda é de responsabilidade de todos os brasileiros, e esses brasileiros pertencem às regras que propusemos anteriormente.

A declaração é feita anualmente, no primeiro semestre, sendo que a data anterior é a data de emissão do governo federal.

É importante manter o status de ajuste para não perder o prazo máximo do IRS e encerrar as questões.

O sistema de prestação de contas para fins de imposto de renda pode coletar informações detalhadas sobre a receita do ano fiscal anterior.

Isso significa que você precisa manter uma lista organizada de folhas de pagamento, recibos de pagamento e faturas geradas durante o período.

Para 2021, o prazo para entrega da declaração deve ser confirmado até às 23h59 do dia 30 de abril.

Como Declarar Imposto de Renda Passo a Passo

Verifique os padrões obrigatórios e execute cálculos rápidos para ver se você precisa declarar imposto de renda. 

Em caso afirmativo, reúna os documentos e dados necessários (você, dependentes, empregador e outras fontes de pagamento, etc.).

Acesse o site do IRS e baixe o programa IRPF. Atualmente, a versão 2021 ainda não está disponível, mas você pode baixar a versão 2020 para se acostumar com o modelo de software.

E já no site preencha o formulário do plano com dados pessoais básicos.

Se você tiver uma afiliação, também pode incluir os dados na declaração clicando na guia “Afiliação”

Depois informe os tipos de rendimentos receita de notificação, tributável ou não

Agora é hora de informar ao programa quais os pagamentos realizados nos campos “Imposto de renda retido na fonte”, “Pagamento com Carnê Leone”, “pagamentos” e “doações”, o que pode gerar algumas deduções.

A última parte do preenchimento das informações do extrato incluirá bens, direitos, dívidas e gravames. Imóveis, veículos, saldos de poupança nesta categoria, ativos e passivos de valor superior a R$ 5.000

Para concluir todas as operações, basta enviar uma declaração. Clique em “Itens pendentes” para ver se alguma informação está faltando. 

Se tudo correr bem, lembre-se de nossas dicas e escolha entre o extrato simplificado ou o extrato completo (o próprio programa notificou o valor para facilitar a decisão).

Em seguida, clique em “entregar declaração” e emita o Darf para continuar pagando impostos.

Dicas para não errar na declaração do IR

Se o artigo que você pesquisou explica como declarar imposto de renda, significa que você não está muito familiarizado com o assunto.

Portanto, tome cuidado para não cometer erros,pois você acabará sendo multado.

O ideal é desenvolver o hábito de registrar suas receitas, despesas, receitas de investimentos.

Ativos adquiridos e outras informações importantes no formulário eletrônico para obtenção da declaração de imposto de renda.

Também organiza os documentos necessários, sejam físicos ou virtuais, para comprovar certas informações.

Portanto, ao preencher o extrato, tudo fica muito mais fácil. Se ainda achar complicado, considere contratar um contador para fornecer serviços.

Gostou do nosso artigo como fazer declaração de imposto de renda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *