O que é NFT e como isso está REVOLUCIONANDO a TECNOLOGIA

O que é NFT
O que é NFT

Hoje nós vamos falar sobre o que é NFT já que após a revolução desencadeada pelo blockchain e o sucesso do Bitcoin, é hora de mais uma novidade digital explodir na Internet. 

Este é o NFT, que é uma “moeda digital colecionável” que vem ganhando espaço entre artistas, desenvolvedores de jogos e outros profissionais que lidam com trabalhos criativos.

Se você nunca ouviu falar do NFT, relaxe e prepare-se para entrar em um novo mundo. Se você já sabe o que é, então este artigo pode ampliar seus conhecimentos por meio da possibilidade de utilização de ativos.

Essa tecnologia pode ser usada para a comercialização de ativos digitais, incluindo vídeos, jogos e colecionáveis. 

No entanto, na arte digital, a coleção de senhas trouxe mudanças tremendas.

O que é NFT e como isso está REVOLUCIONANDO a TECNOLOGIA

Para entender a lógica, você precisa entender o que é NFT e por que ele é tão importante hoje. 

A sigla significa token insubstituível (na tradução livre, token insubstituível) e é o único tipo de chave eletrônica criptografia usada. 

O proprietário do NFT possui um certificado de propriedade intelectual que pode garantir sua autenticidade e exclusividade. 

VEJA TAMBÉM: Kzom Ganhe Dinheiro Com Seu Instagram

De modo geral, os NFTs não podem ser trocados devido às suas respectivas especificações, que são diferentes de outras criptomoedas (como Bitcoin, Ethereum e a maioria das criptomoedas). 

Como resultado, esses ativos têm valor incerto. Os ativos fungíveis são permutáveis ​​e não há exclusividade. 

Por exemplo: você pode trocar uma nota de 100 dólares por duas notas de 50 dólares e ela continuará a ter o mesmo valor. 

No entanto, como os assentos foram marcados lado a lado e entregues ao comprador, não é possível trocar os ingressos para as finais da Copa do Mundo de Futebol de 2022.

A segunda é a situação típica de bens insubstituíveis, pois não há possibilidade de substituição.

Explicando de forma simples

Para um melhor entendimento, basta comparar com o mundo real. Por que as pessoas que vão ao Museu do Louvre em Paris consideram o trabalho de Mona Lisa pessoalmente?

Quase todo mundo sabe como é essa pintura, assim como a vêem nos livros, na TV ou na Internet. 

A resposta é que só depois de visitar o Louvre é que se tem contato com a obra de arte,  a reprodução não tem valor físico ou emocional. 

Mesmo que alguns artistas usam os mesmos tipos de papel, pincéis, tintas e molduras para redesenhar suas pinturas usando todos os detalhes e técnicas.

Seu valor comercial não pode ser comparado às obras-primas de Leonardo.Até agora, não é a pintura mais bonita ou requintada até agora, mas é a única obra criada pelo artista, e não há nada comparável. 

Por que é tão valioso? Porque a sociedade confere às obras um valor inestimável. 

Este é o caso do NFT: ele toma emprestado o conceito de arte para introduzi-lo no ambiente virtual – mas esse conceito que apresentamos vai muito além disso.

Onde se usa a NFT?

Os tokens estão sendo desenvolvidos em várias indústrias. As primeiras aplicações foram distribuídas nas áreas de jogos, arte e colecionáveis. 

No entanto, há relatos de trabalhos na área de realidade virtual e realidade aumentada, imobiliário, venda de ingressos para eventos, licenciamento de marcas e conversão física de moeda.

Voltando ao caso de Nyan Cat, o GIF foi leiloado por Chris Torres e levantou 300 ETH, o que equivale a cerca de US $600.000. 

Como você pode vender algo que foi criado há mais de dez anos e copiado inúmeras vezes por um preço tão alto?

Em primeiro lugar, por ser um meme, ele apareceu em todo o mundo. Nos últimos dez anos, todo mundo familiarizado com a cena digital ouviu falar dela e pode ter copiado em algum momento. Isso por si só criou grande valor para “arte”.

A segunda condição é porque ele tem características únicas: há apenas um arquivo Nyan Cat original na Terra. 

Todas as outras cópias, incluindo aquelas usadas nesta questão, são cópias sem valor comercial. Agora, o NFT com Nyan Cat não pertence mais a Torres, mas ao colecionador que o comprou. 

A menos que especificado de outra forma no contrato, o novo proprietário pode lucrar com o preço de compra e usar memes de forma comercial.

A técnica do NFT

Em suma, o blockchain permite que você rastreie a troca de certas informações na Internet, criando assim uma rede de bloqueio entre as pessoas que participam da troca. 

Portanto, quaisquer transações envolvendo NFTs serão registradas em detalhes no blockchain.

NFT não é uma tecnologia inteiramente nova. A emissão da primeira moeda ocorreu em 2012, quando a introdução das moedas coloridas também foi chamada de Bitcoin 2.x, mas a moeda nunca atingiu seu objetivo. 

Atualmente, o exemplo mais comum de NFT é o padrão ERC-721 em execução na rede Ethereum, mas existem outros padrões, como ERC-1155 da Enjin, que foi criado para focar no uso de videogames.

Ethereum é a segunda criptomoeda mais famosa do mundo, perdendo apenas para o Bitcoin. Para NFT, isso é crucial. 

Isso ocorre porque a chave de criptografia é armazenada no blockchain Ethereum (ETH), que suporta a gravação de informações adicionais que distinguem ETH (moeda virtual) e NFT (ativo único).

Outras vantagens da tecnologia

A principal vantagem dessa tecnologia é garantir a autenticidade, o que não significa custos adicionais ou a necessidade de suporte regulatório. No entanto, os benefícios de usar o NFT não param por aí.

A redução da burocracia na compra e venda de mercadorias reflete isso. 

No modelo tradicional, se você compra pinturas na França, precisa encontrar uma transportadora dedicada para levá-las com segurança.

Providenciar todos os documentos de importação e ainda pagar a taxa de importação para a Receita Federal. 

Com o NFT, tudo isso é simplificado para que apenas acordos diretos possam ser estabelecidos entre compradores e vendedores.

Outro benefício para os artistas é que eles podem adicionar royalties automaticamente aos contratos digitais assinados para a venda de ativos. 

Portanto, mesmo que o token seja revendido várias vezes, o artista sempre receberá parte do pagamento para sempre.

Você entende a natureza revolucionária desta tecnologia? No futuro, o NFT abrirá a porta para a digitalização de todos os direitos de propriedade intelectual existentes. 

Não só isso, eles também podem trazer fontes adicionais de receita para outros segmentos de mercado.

Grandes marcas como a Taco Bell começaram a buscar essa inovação com alto potencial de lucro. A empresa de fast food até lançou uma série de GIFs, e o lance mais alto que recebeu foi de US $700. 

As marcas podem usá-la para tornar seus clientes e admiradores mais leais. Você já quis falar com o CEO de sua empresa favorita por 30 minutos?

O campo do NFT ainda está em sua infância, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Qualquer pessoa de dentro pode assumir a liderança para entrar em um mercado promissor.

Gostou do nosso artigo sobre o que é NFT?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *