Slot do PC gamer: O que é e como funciona?

Slot do PC gamer: O que é e como funciona?

Dentro do universo da informática, Slot é um termo usado para designar um tipo de conector ou espaço vago para acoplar uma nova peça, um novo hardware, dentro da CPU do PC gamer.

A principal função, está relacionado com a ligação de novos periféricos, acelerando suas velocidades, melhorando processamentos, desde que estejam ligados em seus respectivos barramentos.

Quando falamos de Slot de placa mãe, vários deles podem ser encontrados ou estarem disponíveis, para que novas peças sejam aderidas ali naquele lugar para fazer parte do PC gamer. Possuem partes distintas, como o Slot 1 e 2 tendo cada um deles características diferentes.

Slot 1 e suas características

O Slor 1 geralmente está voltado para a parte elétrica e física do computador, onde o conector é ligado para unir microprocessadores que podem se complementar formando uma configuração mais robusta.

Esse slot costuma ter conector de cerca de 242 pinos, e as especificações suportam barramentos maiores. Ideal para placas mãe por exemplo.

Slot 2 e suas características

E segundo tipo também possui especificações e características físicas e elétricas, mas nesse caso os conectores são mais longos, com 330 pinos.

Também muito usados para melhorar a capacidade dos microprocessadores. Incluindo Intel Pentium II, III de modelo Xeon.

No que diz respeito sobre as características a ideia desse segundo espaço, além de auxiliar no upgrade de novos processadores para a máquina, também permite que o desempenho seja ampliado.

Tomando por base um PC gamer de 6 núcleos, por exemplo, existem opções de Slot 2 com cache L2, que podem aumentar a muito a velocidade e capacidade de processamento em cerca de 50%.

O design desses tipos de Slot, tanto o 1 e o 2, servem para garantir que os conectores se adequem a cada um dos tipos, seguindo o número de pinos.

Outra modalidade é o Slot A que embora siga o mesmo padrão do 1, é usado para processadores da AMD e costumam ficar visíveis em outras posições.

A grande diferença é que para elas impedem que uma placa da Athlon seja usada em uma placa Pentium, oque provavelmente danificaria o processador pela falta de compatibilidade.

PC gamer: o que levar em consideração para montar?

Existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração no momento de montar um PC Gamer, além do famoso Slot que causa fortes dúvidas.

Um deles é a placa de vídeo. É ela a principal responsável por criar gráficos de qualidade e cuidar de toda a textura do jogo. Outro ponto é a fonte já que encaminha a energia para todo o PC.

No caso da fonte, técnicos de informática recomendam a 80 plus ou 90 plus.

Caso ver que o seu SSD ou HD está com dificuldades de gravação, pode ser porque o mesmo não está recebendo energia o suficiente.

Para isso, é necessário fazer um cálculo e descobrir quanto, ao todo, o seu PC gamer ou computador devem gastar e somente depois comprar a fonte: quanto mais robusta for sua máquina, mas Watts irá consumir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *